Centenas de crianças coloriram as ruas de Macedo de Cavaleiros

Por: Miguel Midões e Rui Costa (Rádio Onda Livre – CIR)

Centenas de crianças desfilaram, esta manhã, pelas ruas da cidade de Macedo de Cavaleiros.

Todas as escolas do ensino básico e infantários do concelho reuniram-se para mostrar à população que, por detrás da máscara pode estar uma mensagem importante.

Por exemplo, o jardim de infância de Grijó, lembrou a importância de fazer reciclagem.

 “Temos andado a trabalhar o ambiente e por isso fizemos os vários receptáculos para abordar a política dos 4 R’s. Tudo feito com cartão, à base de material reciclável.”

 No jardim de infância de Travanca as tradições foram lembradas. Com fatos de espigas de milho feitos à mão, as cerca de duas dezenas pretenderam reutilizar materiais, como sublinha a educadora Gracinda Pires.

 “Os fatos surgiram na sequência de uma desfolhada de m ilhó que realizámos no recreio do jardim de infância, no sentido de reconhecer e valorizar o que se vai perdendo no tempo. Com o objetivo de reutilizar, em vez de estar a comprar, e de alertar para o consumo supérfluo, achámos por bem fazer estes fatos de carnaval.”

 Também o público que assiste ao desfile tem aumentado.

Sílvia Garcia, vereadora da educação na câmara de Macedo, que organiza o cortejo, afirma que a escolha do tema é livre, mas que as escolas têm tendência a representar algo que leccionam ao longo do ano.

 “Cada escola desenvolveu os seus temas. Algumas delas escolheram temas que têm a ver com a planificação da Ecoteca, com os morcegos, com as hortas biológicas. A temática tem em conta o trabalho que vão desenvolvendo, sobretudo no pré-escolar, onde podem dedicar mais tempo ao desenvolvimento do carnaval.”

 A folia do carnaval vai continuar por Macedo de Cavaleiros. No sábado há desfile noturno pelas ruas da cidade. No domingo, é a vez dos Caretos saírem à solta pelas ruas de Podence e, na terça-feira, a cidade de Macedo de Cavaleiros volta a receber os foliões nas suas principais artérias.