Alerta aos mais jovens para os perigos da internet em Macedo de Cavaleiros

Alerta aos mais jovens para os perigos da internet em Macedo de Cavaleiros

Escrito por Lídia Martins e Paula Alves – Rádio Onda Livre_(CIR)

 

Existem 1001 perigos associados à utilização da internet e continua a ser imprescindível alertar os mais jovens para as potencialidades maléficas da internet.

A chamada de atenção foi dada por João Mesquita, inspetor da Policia Judiciária de Vila Real, em Macedo de Cavaleiros.

A iniciativa foi destinada a alunos do 8º e 9º anos de escolaridade, pais e encarregados de educação sobre todos os perigos inerentes a uma incorreta utilização da internet.

 

Segurança na internet 1

 

“Esta palestra consiste essencialmente em alertar os alunos e as pessoas mais adultas, neste caso os próprios pais e professores que o simples fato de entrar num browser da internet terá mil e um problemas, mil e uma dificuldades se previamente as pessoas que tiverem a utilizar a internet não estiverem alertados para as potenciais ações maléficas que podem estar associadas a esse facto. O facto de um aluno estar num chat a falar com outro miúdo que possa entender que seja da mesma idade, do mesmo sexo, poderá não corresponder a verdade, pode ser um adulto com intenções menos próprias, há inúmeros casos publicitados no nosso país e no mundo. No que toca a nossa parte, estamos situados em Vila Real e tentamos abranger o máximo possível, nós não temos muito tempo porque temos uma carga processual bastante elevada.” – adianta João Mesquita.

 

Projeto resultante de um protocolo entre a Polícia Judiciária e a DREN.

Rita Biano e André Corral do 8º ano saíram mais esclarecidos, apesar de já terem algumas noções dos perigos a que a utilização da internet os pode levar.

 

Segurança na internet 2

 

“Aprendi que devemos utilizar a internet de uma forma segura, sempre atentos ao que nos rodeia porque a internet pode ser um meio de comunicação muito seguro como pode tornar-se num flagelo. Eu já tinha estes conhecimentos, eu uso a internet de um modo seguro mas é mais um alerta. É sempre bom ter estes conhecimentos e ter estas iniciativas porque alertam os alunos que não tem tantos conhecimentos a cerca deste mundo, é muito importante porque ficamos sempre com mais conhecimentos e são avisos para não cairmos nos erros que nos foram mostrados aqui.” – Refere Rita Biano.

André Corral relata “aprendi novas coisas sobre a internet, não quer dizer que não soubesse mas fui melhor alertado. Já tive cuidados porque o meu pai é também é gnr, ainda aprendi mais e pode ser que possa usá-los. Eu acho que os miúdos de idade menos são quem mais usa a internet com menos segurança.”

 

Uma ferramenta que já faz parte do quotidiano de todos nós.

Para Graciano Pinheiro, encarregado de educação, estas iniciativas são sempre uteis.

Apesar, de na prática tornar-se difícil controlar todos os passos de uma criança.

 

Segurança na internet 3

 

“Achei muito útil para os alunos e para as pessoas que estavam cá. Penso que grande parte das pessoas, apesar de terem ouvido falar por alto em alguns destes temas, penso que o grande problema está na prática quando algo surge saberem como resolver algumas soluções. Isto é a teoria, eu sei que é fácil estes perigos ocorrerem, na prática sei que há muitas crianças que sabem mais do que a maior parte dos pais e não é fácil os pais conseguirem controlar todos os movimentos que os filhos fazem porque estão muito tempo fora. Depois as ferramentas que eles utilizam os pais não as dominam e penso que nesse aspeto não é fácil se as crianças não estiverem alertadas pelos perigos que correm serem devidamente controladas pelos pais.” – salienta Graciano Pinheiro.

 

Esta palestra contou com pais e encarregados de educação e cerca de 250 alunos de todas as turmas do 8º e do 9º ano da Escola Secundária de Macedo de Cavaleiros.

Uma atividade organizada pelos professores da escola secundária em conjunto com a coordenadora das bibliotecas escolares do agrupamento de escolas Macedo de Cavaleiros.

Relacionados