Dia Mundial da Criança festejado em Macedo de Cavaleiros

 

Cerca de 230 crianças do 2º Ciclo celebraram hoje o Dia Mundial da Criança no centro da cidade de Macedo de Cavaleiros.

Leitura de poemas, teatro, música e moda, foram algumas das atividades desenvolvidas no Jardim 1º de Maio.

As crianças que participaram ativamente neste dia estavam muito entusiasmadas.

 

Dia Mundial da Criança 1

 

“Tocar flauta, desfilar. Este foi o dia da criança que mais gostei.” Diz Daniela Fernandes do 5ºB.

“Já fiz um teatro, toquei guitarra e toquei flauta.” Afirma Pedro Torrão do 5ºB.

“Lê-mos o poema Ou isto ou aquilo, era sobre uma menina que não sabia o que fazer.” Contaram Andreia Costa e Ana Morais do 5ºF.

 

Neste dia decorrem também atividades no recinto da feira de S. Pedro.

Atividades organizadas, em conjunto com o município como refere o presidente do Agrupamento de Escolas de Macedo, Paulo Pinto.

 

Dia Mundial da Criança 2

 

“Quase no encerramento do ano, é mais uma das imensas atividades que o Agrupamento organiza, esta com mais visibilidade porque trouxemos os alunos aqui ao centro e é a grande festa do dia da criança. Neste espaço estão as turmas do 2º ciclo, temos também atividades, essas em colaboração com a Câmara Municipal, nas naves da Feira de S. Pedro, onde estão as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo. Tudo na escola requer questões financeiras, há muito trabalho exposto, a organização em si tem custos, mas nada de incomportável. A escola em questões financeiras está de boa saúde.”

 

O Jardim 1º de Maio contou ainda com a exposição de desenhos realizados pelos alunos com o nome de “Arte e Terapia”.

O objetivo é trabalhar a simbologia da educação pela arte que exige que o aluno tenha presentes três aspetos importantes, silêncio, concentração e criatividade, como explica a docente Inês Barrios.

 

Dia Mundial da Criança 3

 

“Em termos plásticos e de cor, o 2º ciclo, na disciplina de educação visual e tecnológica trabalharam o conceito de rosácea e mandála que é uma simbologia de educação pela arte, que está muito pouco explorada em contexto de sala de aula e que exige que o aluno tenha três aspetos que são importantes, silencio, concentração, criatividade e a lateralização. Trabalha-se os conceitos a nível de toda a parte da geometria, foi um trabalho excelente, por outro lado a aplicação, em termos práticos, da simbologia de toda a cor que está associada ao próprio evento. Nós queremos transmitir a toda a comunidade de Macedo de Cavaleiros que não se é criança apenas nos primeiros anos de idade, mas até aos 80/100 anos como há bocado tivemos aqui utentes da Santa Casa da Misericórdia. É-se criança desde que se nasce até que se morre.”

 

Durante todo o 3º período os alunos do 2º ciclo e os professores das disciplinas língua portuguesa, inglês, educação visual e tecnológica e a educação musical trabalharam para as atividades deste Dia da Criança que foram apresentadas hoje no Jardim 1º de Maio, em Macedo de Cavaleiros.

 

Escrito por Rádio Onda Livre (CIR)