Municípios saem à rua contra encerramento dos tribunais

Municípios saem à rua contra encerramento dos tribunais

 

Na próxima segunda-feira a população de quatro dos seis municípios do distrito de Bragança, que estão em risco de ficar sem tribunal, vai sair à rua em protesto contra a proposta do Governo sobre o novo mapa judiciário.

Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Miranda do Douro e Vila Flor decidiram aderir à acção, proposta em reunião da Associação Nacional de Municípios Portugueses, que determinava a próxima segunda-feira como um dia de protesto nos 57 concelhos do país afectados pelo novo mapa. Alfândega da Fé é o primeiro município a sair à rua, com acção marcada para as 11H30.

A presidente da câmara desconfia que o fecho do tribunal é um sinal para acabar com alguns concelhos no país.

“É uma machada no concelho na identidade de Alfândega da Fé, pois um concelho sem justiça não é concelho”, considera Berta Nunes, acrescentando que “nós tememos mesmo que isto seja o princípio do fim, ou seja, um certo objectivo de acabar com alguns concelhos e é evidente que nós vamos fazer tudo para que isso não aconteça”.

Em Carrazeda de Ansiães o protesto está marcado para as 17H30. O autarca local, José Luís Correia, diz que a população se sente injustiçada com o possível encerramento do tribunal na vila e esta é uma oportunidade para protestar.

“É uma forma de dizer ao Governo que o interior também tem de ter uma justiça de proximidade”, refere José Luís Correia.

“Esta medida prejudica não só o acesso à justiça, como também outros sectores económicos locais”.

O edil espera “que a adesão seja correspondente ao reflexo negativo que esta medida pode ter para o concelho”.

Às 21H será a vez de Vila Flor.

O presidente da câmara diz que a manifestação será uma forma de mostrar o descontentamento.

“É mau para o interior e para as pessoas que têm de se deslocar para mais longe para tratar dos problemas”, afirma Artur Pimentel.

“Um presidente da câmara tem de encabeçar esta luta porque é justa”, salienta.

A câmara de Miranda do Douro está igualmente a preparar uma acção de protesto para segunda-feira, no entanto a hora ainda não está marcada.

O município de Vinhais também vai organizar uma manifestação mas ainda não tem agendada uma data.

Já Vimioso não vai fazer qualquer manifestação por enquanto, aguardando desenvolvimentos no processo por parte do Governo.

Ainda assim, a autarquia manifesta-se solidária com estas acções.

 

Escrito por Brigantia (CIR)

Relacionados