A Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança quer reduzir a incidência da diabetes e implementar um maior sentido de prevenção para com a doença.
Para isto foi criado o projeto AVRA – “Adoçar a Vida, Reduzindo o Açúcar” que tem a duração de quatro anos e abrange os concelhos de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros e Mogadouro.
Criado em 2011, agora, a presidente da direção da Associação, Margarida Pires quer agora impulsionar o projeto e aumentar o número de ações de sensibilização para com a doença.
“Adoçar a vida, reduzindo o açúcar, aprovado pela Direção Geral de Saúde. É um projeto que está a ser desenvolvido nos concelhos de Macedo de Cavaleiros, Alfandega da Fé e Mogadouro, é um projeto para quatro anos e visa reduzir as complicações da diabetes e também prevenir o aparecimento da diabetes nas pessoas em risco, isto é, aplicarmos um questionário, fazermos avaliação de risco na população em geral, em que grau é que estão para ter a diabetes ou não.”
Margarida Pires destaca a importância do sentido de responsabilidade que cada um deve ter para não vir a contrair a diabetes.
“É importante dar a conhecer uma associação e também promover a necessidade de as pessoas serem responsáveis por elas próprias, elas é que tem que se preocupar com as questões de saúde e não estar a espera dos profissionais, eles tem que ser pró-ativos.”
Aulas de Educação Física e Consultas de Enfermagem são algumas das mais recentes atividades que a Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança implementou.
“Neste momento, na sede, há uma serie de atividades a serem desenvolvidas, nomeadamente consultas de enfermagem, seções de relaxamento, há caminhadas em que as pessoas podem participar. Temos aulas de educação física à segunda-feira.”
Atualmente, a Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança conta com cerca de 560 associados.
Esta sexta-feira a Associação organizou uma sardinhada nas tasquinhas da Feira de S.Pedro que juntou com cerca de 200 pessoas à festa.
Escrito por Rádio Onda Livre (CIR)