Vitor Maçãs é o novo técnico do S.C. de Mirandela

Vitor Maçãs é o novo técnico do S.C. de Mirandela

 

Vítor Maçãs foi a escolha da direção do Mirandela para substituir Pedro Monteiro no comando técnico da equipa nordestina na temporada 2012/2013, na segunda divisão nacional.

O técnico de 48 anos começou a carreira na formação espanhola de Verin, em 1998, depois já treinou o Vila Real, o Desportivo de Chaves e na época transata orientou o Sporting de Lamego, na terceira divisão, onde não finalizou a temporada.

Vítor Maçãs admite que se trata de um desafio estimulante, mas arriscado, tendo em conta a pesada herança de um quarto lugar no campeonato e a chegada aos oitavos de final da taça de Portugal, na época transata.

 

“É um desafio muito interessante e sabemos, quando olhamos para o nosso passado recente, isso é a marca, ou seja, nos simpatizantes do nosso clube não vão esquecer certamente esta marca. Aquilo que eu gostaria, era que o Clube de Mirandela pode-se manter esta referência e conseguisse aproximar-se desta marca. Isto é um desafio estimulante, muito interessante, sem eu querer fugir a responsabilidade que tenho, aquilo que eu lhe quero dizer é que eu gostaria muito de poder bater essa marca ou de me poder aproximar dessa marca, desde que nos sejam garantidas as condições ideias para conseguir lutar por isso. Os clubes não nadam em dinheiro e esses meios são difíceis de conseguir.”

 

Vítor Maças não esconde que gostava de ficar com a maioria do plantel da época passada, mas admite que não será fácil, face às limitações financeiras impostas pela direção. No entanto, o novo treinador do Mirandela promete uma equipa de muito trabalho que vai deixar tudo em campo

 

“Se nós conseguíssemos ter a mesma equipa que tínhamos o ano passado, obviamente que aí nós poderíamos, foi uma referência nacional, ser a equipa que mais golos marcou na época anterior, fez 55 golos, não é fácil. Eu gostaria muito de poder prometer o mesmo, mas não é fácil. Isso tem muito a ver com o grupo de jogadores que faziam parte deste plantel, não é por acaso que muitos deles não só já assinaram como foram cobiçados por muitos clubes de divisões profissionais e de outras divisões, eram jogadores de referência. Não quer dizer que a gente agora tenha que fazer o discurso do coitadinho, não, dentro das limitações que teremos a ambição irá ser total, nós sabemos de antemão algumas das dificuldades que vamos atravessar mas eu creio que também vão ser transversais aos outros clubes. Nós vamos fazer o nosso trajeto, não diria a minha imagem porque é comum os treinadores falarem disso, mas fazer uma equipa á imagem do clube e á imagem das gentes de Mirandela, essa é uma mensagem que irei passar ao grupo porque é em campo darmos tudo para que nada nem ninguém nos possa apontar falta de brio profissional.”

 

Para além de Vítor Maçãs, a equipa técnica tem ainda Nuno Lima como adjunto, que já passou pelo clube há alguns anos e está prevista ainda a inclusão de um terceiro elemento, mas ainda não foi adiantado de quem se trata. Mas afinal, porquê a escolha de Vítor Maças? O presidente da direção responde com o binómio preço/qualidade. Quanto ao plantel, para já pouco ou nada foi dito pelos responsáveis, a não ser que estará fechado dentro de 20 dias.

Depois da melhor época desportiva na história do clube, porque razão não ficou o treinador responsável pela performance. João Maria Santos, presidente do clube, justifica a escolha de Vítor Maças.

 

“Foi uma escolha difícil, havia várias propostas em cima da mesa e nós tivemos que optar por uma. No fundo o fator principal será quanto me custa a equipa técnica, a qualidade da equipa técnica, o que nós pretendemos da equipa técnica, esta foi a nossa melhor escolha. Apostamos numa pessoa que conhecemos, o nosso departamento técnico conhece e que quer trabalhar com ele. O preço era um pouco elevado, as condições eram outras, nós optamos por pôr esta equipa técnica. Essencialmente qualidade, não tirando mérito à outra equipa, mas valores são valores e eu tenho que gerir com os valores que tenho.”

 

Um plantel mais barato, mas tentando manter os níveis de qualidade para dignificar as cores do Mirandela, é o que promete João Maria Santos.

A direção do Mirandela apresentou, esta segunda-feira, Vítor Maças como novo treinador.

 

Escrito por Terra Quente (CIR)

Relacionados