Tua volta a ter transportes alternativos

Tua volta a ter transportes alternativos

 

Os transportes alternativos regressam à Linha do Tua.

A partir de quarta-feira os táxis voltam a transportar as pessoas que residem ao longo da linha férrea, entre o cachão e Foz-Tua e que ficaram sem qualquer meio de transporte publico há já 8 dias.

A informação é avançada pelo presidente da Câmara de Mirandela.

“É uma certeza que começam quarta-feira. Pode haver algumas alterações de horário, mas se houver é em favor das populações, mas o serviço entre Cachão e o Tua será mantido a partir de quarta-feira”, refere.

António Branco diz que as entidades responsáveis nesta matéria, não terão entendido o que de facto iria acontecer a partir do dia 1 de Julho, e quais seriam as suas consequências. Mas, este esclarecimento parece durar apenas até ao próximo mês de Setembro.

“Provavelmente não existia um entendimento claro do que iria acontecer a partir de 1 de Julho. Nós tivemos oportunidade de transmitir à secretaria de estado dos transportes, à CP e IMTT que pelos vistos não se entenderam na primeira fase”, refere. “Tenho de enaltecer o papel da secretaria de estado que durante esta semana arranjou uma solução jurídica ao nível do IMTT, e uma solução técnica e financeira ao nível da CP”, acrescenta, salienta que há mais de dois meses que nós chamávamos a atenção para esta situação que podia ter sido mais célere e as populações acabaram por ficar prejudicadas durante uma semana”.

Ainda assim, o autarca avisa que “esta situação irá ocorrer até Setembro, que é o acordo que temos realizado neste momento. Conseguimos este prolongamento até Setembro, mas até lá temos de resolver o problema definitivamente quer ao nível da mobilidade quer ao nível da continuidade do serviço na linha do Tua”.

Até Setembro, o autarca de Mirandela espera que seja encontrada uma solução definitiva para que as populações não fiquem novamente sem transportes alternativos à linha do Tua.

“Eu espero que até Setembro haja tempo suficiente para termos uma solução definitiva que leve à continuidade da mobilidade até à conclusão da barragem e à implementação do plano de mobilidade após a conclusão da barragem”, afirma.

Até Setembro os táxis voltam a transportar as pessoas que residem ao longo da linha do Tua. Até lá, espera-se que seja encontrada uma solução para a continuidade do serviço.

De recordar que os autarcas da Agencia Regional do Vale do Tua já tinham ameaçado ficar contra a construção da Barragem do Tua se estes transportes não fossem assegurados até à construção do Serviço Turístico Multimodal do Tua.

 

Escrito por Terra Quente (CIR)

Relacionados