Onze empresários transmontanos foram distinguidos com o Prémio EDP Empreendedor Sustentável 2012, um apoio monetário que visa impulsionar novos negócios nos cinco concelhos abrangidos pela barragem do Baixo Sabor.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu na Pousada de Picote, Miranda do Douro, onde os vencedores receberem prémios que variam entre os dois mil e os onze mil euros.
“Cachicos – Pedacinhos de Frutas de Terras de Miranda do Douro” é o nome de uma das empresas vencedoras, que se dedica à desidratação de frutas e legumes para “snacks”, através de “vending machines”.
Liane Afonso quer impor estes produtos no mercado nacional e em Espanha, usando como bandeira a fruticultura de qualidade da região.
“Neste momento estou em fase de produção. Estou a recolher fruta de pequenos produtores da zona de Miranda, Vilariça e Mogadouro. Já corri vários concelhos para obter a minha matéria-prima. A ideia é utilizar sempre a produção local, justamente pela qualidade que ela tem”.
Os projectos premiados destacaram-se como os melhores das 38 novas empresas criadas em Trás-os-Montes no âmbito desta medida da EDP, que visa criar condições para manter a dinâmica económica após a conclusão da barragem, em 2013.
Ferreira da Costa, administrador da EDP-Produção anunciou que a empresa vai continuar a incentivar o empreendedorismo na região, mesmo depois da barragem estar em exploração.
“Há oportunidades no Nordeste Transmontano associadas ao turismo da natureza, à observação de aves e à existência de parques naturais. Tudo isto fará muito mais sentido quando a albufeira do Sabor estiver criada, quando o espelho de água e o plano de ordenamento estiver criado”.
Recorde-se que a zona do Baixo Sabor foi a primeira a beneficiar deste prémio, em 2010, que já foi alargado aos concelhos da Barragem do Tua, onde está em curso a primeira edição deste programa.
Escrito por Brigantia (CIR)