Já nem as aldeias mais pequenas escapam aos actos de vandalismo. Em Guadramil, concelho de Bragança, uma capela da Senhora de Fátima foi vandalizada, na noite de quarta para quinta.
O proprietário, José Silva, diz que partiram os vasos e levaram várias figuras que estavam perto da imagem da santa.
A vítima conta que “a capela foi feita através de uma promessa”, porque a esposa tem cancro de mama e “se ela curasse construía aquela capelinha”. “Muita gente vai lá tirar fotografias, come por lá a merenda, e eu agradecia que me devolvessem as figuras que roubaram”, revela.
José Silva acredita que os autores dos estragos fizeram-no apenas por maldade, pois “o valor em dinheiro, a não ser os cordeiros, pouco valor tem”. “Aquilo que eu penso que aconteceu é que como houve festa em Deilão, beberam uns copos, passaram por ali e destruíram o que estava bonito”, concluiu.A imagem da santa ficou a salvo, mas o proprietário da capelinha pede bom senso para reaver as figuras.
José Silva fez queixa na GNR, mas diz que não quer seguir para tribunal. O mais importante é mesmo recuperar os objectos que estavam na capela.
Escrito por Brigantia (CIR)