A Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros é cada vez mais o destino de férias de eleição dos turistas portugueses.
Um espaço que conjuga inúmeras razões para ser o destino de férias de milhares de portugueses, que o elegem como ideal.
Marcante pela sua harmoniosa envolvência entre habitats humanos e selvagens, o Azibo é sinónimo de qualidade de vida, e o destino turístico mais visitado em Trás-os-Montes.
Esta é, pelo menos, a convicção do vice-presidente do Município de Macedo, Duarte Moreno.
“Podemos Partir à busca de toda a paisagem protegida da Albufeira do Azibo. Desde os percursos pedestres, btt, canoagem, remo, observação de aves, ou seja, o Azibo não é só Verão, é também Inverno e podem vir quando quiserem e usufruir destas belas paisagens que temos por aqui”, afirma.
O Azibo é um exemplo de proteção da natureza que conjuga o espaço de lazer ao extenso areal, capaz de concorrer com as praias do litoral.
Duarte Moreno refere que o Azibo consegue competir com praias do litoral que primam pela saturação.
“Só há boas razões para escolherem a Albufeira como destino de férias, em contraponto com o litoral que está saturado”, realça o vice-presidente da autarquia, que enaltece que, “de facto é um turismo de natureza, turismo de habitação que os acolhe, a boa gastronomia, os hotéis da nossa cidade e claro a nossa população que acolhe sempre bem aqueles que nos visitam”, frisa.
Com águas que rondam os 24º C, as Praias da Fraga da Pegada e a da Ribeira são o grande atrativo que, todos os anos, trazem milhares de visitantes durante o Verão, à Albufeira do Azibo.
Um oásis do Nordeste Transmontano que já conquistou embaixadores de todo o país.
“Já venho para aqui há cinco anos seguidos. A água é boa, muito melhor que a do mar, tem uma temperatura agradável, temos as árvores para a sombrinha, também temos sol e dá para as crianças brincarem à vontade, tem muito espaço e a relva é fantástica”, sublinha Virgínia Paiva do Porto, que diz ainda “gosto muito de vir para cá, vou na mesma ao Algarve, mas gosto sempre de vir aqui uns dias, é mais sossegadinho. O Azibo é um bom destino de férias”, afirma a turista. Ana Oliveira também é do Porto e diz “é o meu primeiro ano e estou a adorar. Gosto da água, do relvado, de jogar à bola, de andar nas gaivotas, insufláveis, das pessoas, adoro tudo”. Ana Oliveira deixa ainda um conselho a quem não visitou as praias da Albufeira do Azibo, “quero voltar nos próximos anos e aconselho a quem ainda não veio, a passar por cá”, realça a banhista.
Elsa Freitas vem do Porto para as praias do Azibo há três anos e aponta a qualidade da água e a segurança das praias como as principais razões para rumar ao interior.
“Eu não gosto muito da água do mar e prefiro a fluvial. No mar não posso estar porque sou alérgica ao sol, e aqui acabo por usufruir deste ambiente e ao mesmo tempo proteger-me do sol”, conta Elsa Freitas, que acrescenta “é um excelente destino de férias, é mais seguro e conseguimos controlar melhor os miúdos, aconselho vivamente e é uma grande alternativa ao mar, além de ser muito mais seguro”, afirma a turista.
A Albufeira do Azibo congrega áreas ajardinadas, com a prática desportiva nos campos de vólei, canoagem, btt e percursos pedestres.
Recordo que a Praia da Ribeira está entre as 10 praias mais votadas para ser eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal.
Resultante da barragem construída há trinta anos, o Azibo é paisagem protegida desde 1999.
A época balnear na Albufeira do Azibo vai até 15 de Setembro.
Escrito por Onda Livre