Duas idosas foram assaltadas em Rebordãos, concelho de Bragança.São irmãs e vivem juntas na mesma casa que foi invadida enquanto se ausentaram para o funeral de um irmão.
Tudo aconteceu no passado sábado à tarde. Mas Alexandrina Gonçalves, de 74 anos, só deu por falta do ouro e do dinheiro quando se foi deitar ao final do dia.
“Nunca pensei ser assaltada na minha casa, ainda por cima numa situação destas, aproveitar um momento de fragilidade nossa. Foi uma dor muito grande”, refere. “Eram as dez da noite quando dei à conta e aquilo foi quase de enlouquecer”, acrescenta. “Foi no meu quarto, o ouro todo que tinha desde fios, pulseiras e anéis. Foi tudo”, salienta.A irmã, de 84 anos, conta como os larápios terão entrado em casa e foram directos ao quarto.“Estava em cima da cómoda, entraram e levaram-no, não remexeram”, afirma Helena da Cruz, explicando que “a porta da entrada estava fechada à chave, mas a porta da varanda ficou só com o trinco e foi por lá que eles entraram”.
E lamenta que tenham “aproveitado a hora de estarmos para o funeral, pois não havia aqui ninguém” para entrar em casa. “Além da dor de perder o meu irmão, foi mais o assalto. Foi horrível”.Ao todo foram cerca de 4400 euros em ouro que foram levados.Alexandrina Gonçalves diz que ficou sem os seus maiores objectos de valor.“Um dos fios já o tinha comprado há 35 anos e já naquela altura me tinha custado 44 contos”, conta. “E agora estava sempre a pensar que amanhã ou passado podia precisar de o vender, porque a gente nunca sabe o que acontece, e fiquei sem nada”, conclui.
Além do ouro foram levados ainda cerca de 65 euros.
O caso está agora a ser investigado pela GNR.
Escrito por Brigantia (CIR)