A rápida intervenção do Helicóptero do INEM estacionado em Macedo de Cavaleiros foi determinante para salvar a vida a um adolescente, esta terça-feira, em Vimioso.
O jovem de 15 anos ficou gravemente ferido num acidente que envolveu cinco jovens, quatro dos quais menores.
Os jovens seguiam numa viatura ligeira que terá entrado em despiste nas proximidades da aldeia de Vale de Algoso por volta das 6 horas da madrugada.
O fator proximidade e a rápida intervenção do Helicóptero do INEM sedeado em Macedo de Cavaleiros foram determinantes para salvar a vida ao adolescente, que o transportou de imediato para o hospital de São João no Porto.
Um facto sustentado pelo comandante dos Bombeiros Voluntários de Vimioso, João Afonso.
“Havendo uma vítima grave, que foi transportada pelo helicóptero, uma relação de proximidade é sempre fundamental na assistência às vítimas. De realçar que aqui no concelho de Vimioso não há qualquer quilómetro de IP nem de Auto- estrada, estamos isolados e a relação de proximidade é fundamental nestas situações”, frisa o comandante. João Afonso diz ainda que “de facto o jovem inspirava grandes cuidados, que levou a equipa médica da VMER a solicitar a vinda do apoio aéreo e a relação de proximidade faz a diferença nestas situações”, afirma.
No socorro às vítimas esteve ainda a VMER, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM, e ainda 16 homens apoiados por seis viaturas de socorro das corporações de Mogadouro e Vimioso.
A rápida e eficaz atuação do meio de socorro aéreo estacionado em Macedo de Cavaleiros terá sido fulcral para salvar a vida a este jovem.
Recordo que está previsto que a aeronave seja alocada para Vila Real já no mês de outubro.
Escrito por Onda Livre