A Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros tem-se revelado como uma das melhores do país e a prova é o reconhecimento e as conquistas além-fronteiras.
E a próxima prova é já a 28 de Outubro no Campeonato da Europa de Kickboxing que terá lugar, em Ancara na Turquia.
Foram escolhidos seis atletas a nível nacional para participar nesta competição e quatro são de Macedo de Cavaleiros.
Luís Durão lamenta a falta de apoios e de reconhecimento na própria cidade.
Campeonato da Europa de Kickboxing 1
“Temos muita qualidade e não conseguimos mostrar na própria cidade. Neste momento há uma verba da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, é o único apoio que temos”, conta, Luís Durão. “Até agora temos tentado gerir essa pequena verba, se não fosse ela era impossível irmos a campeonatos e cumprir o plano de atividades, sem nenhum patrocínio até agora. Nós procuramos bastante, o problema é que não é futebol e somos obrigados a falar disto novamente, já fomos a varias casas, os nossos atletas têm procurado tudo, não conseguimos apoios.”
A inscrição no Campeonato da Europa ronda os 1000€ por atleta.
Um valor que sem quaisquer apoios é incomportável para a Associação.
E a última solução é os atletas arcarem com as despesas.
Campeonato da Europa de Kickboxing 2
“Foram selecionados a nível nacional seis, quatro deles são desta escola. Eu próprio fui convidado para treinador adjunto da Seleção Nacional”, revela. “Por atleta a inscrição ronda os 1000€.
No que toca a apoios são escassos, “estamos a tentar mais apoios do que é normal com a Câmara Municipal, também vamos tentar com a Câmara Municipal de Bragança. Temos algumas empresas que nos prometeram apoios, mas se for como da última vez vão cortar à última da hora, espero bem que não. Ou então, cada atleta vai suportar a sua deslocação, como aconteceu da última vez”, refere.
Clicia Queiróz, Carolina Cadavez, Francisco Carvalho e Frederico Ferreira são os escolhidos para viajarem até à Turquia.
Carolina Cadavez é uma delas, e são dois sentimentos contraditórios que invadem a atleta.
Por um lado o orgulho em integrar esta competição e por outro a tristeza por não sentir o seu trabalho reconhecido.
Campeonato da Europa de Kickboxing 3
“Este vai ser o quarto ano. Já fiz três épocas, sou vice-campeã nacional, regional já fui três vezes. Ganhei o campeonato do Natal, da Taça de Portugal. É o primeiro europeu que vou participar, estou muito entusiasmada. Vai ser muito complicado. É uma experiência nova, com muitos atletas, mas vamos treinar muito”, garante a atleta. “Para o Kickboxing não há muitos apoios. Acho que a nossa escola devia ser mais reconhecida pelos muitos títulos que já conquistamos”, sublinha.
O Campeonato da Europa de Kickboxing tem início a 28 de Outubro e decorre até 3 de Novembro, na Turquia.
Refira-se que em 2010, a Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros, com Franclim Fernandes conquistou a única medalha portuguesa no Europeu de Light-Kick em Atenas.
Escrito por Onda Livre
E muito injusto deve ser só porque são detrás dos montes. Ja da pra imaginar onde e Portugal