Contrariando a nova reforma judicial, o Tribunal Judicial de Valpaços não vai encerrar.
O tribunal era um dos 54 apontados no novo mapa judiciário para encerrar.
Em declarações à Agência Lusa, o presidente da autarquia, Francisco Tavares, que ameaçou demitir-se em conjunto com todos os deputados da Assembleia Municipal caso o novo mapa judicial fosse em frente, diz “estar muito satisfeito com esta decisão”.
Para o autarca, “a luta valeu a pena e agora os valpacenses vão poder continuar a usufruir do serviço de justiça na sua localidade evitando as viagens aos concelhos vizinhos e os custos extras”.
O representante do Ordem dos Advogados de Valpaços, Coelho Marques, disse à Lusa estar “extremamente feliz” com o recuo do Governo e acrescenta que a necessidade deste serviço no concelho é “inquestionável”.
Refira-se que, os 12 advogados da Comarca de Valpaços suspenderam a atividade no tribunal local como forma de protesto pela proposta “errada” do seu encerramento, adiando todas as diligências, salvo as situações urgentes que envolveram detidos e casos de violência doméstica ou menores.
Atualmente, o tribunal funciona com dois magistrados judiciais e dois juízes do Ministério Público (MP).
Escrito por Onda Livre
WOW Mr. Tavares!!!!! Es o meu heroi!!!! Salvaste o concelho!!!!
Entao deixas feixar o Hospital mas o Tribunal ai Jasus!!! Nao podia fechar!!!!
Claro e chato as pessoas fazer 30 km para ir a um tribunal……….
Mas nao interessa essas pessoas fazer 30 km para ir ao Hospital…..
Realmente vergonha nessa carra…. Acorda porque eu digo te que a saude e bem mais importante que esses tachos que estao no tribunal….
Meu Deus como vai o Pais…… Acordem politicos estamos em 2012 olhem a vossa frente……