A Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros já regressou da Turquia, do Campeonato da Europa de Kickboxing.
Recordo que o campeonato começou no dia 28 de Outubro e decorreu até 3 de Novembro.
Os atletas Clicia Queiróz, Carolina Cadavez, Francisco Carvalho e Frederico Ferreira regressaram sem nenhuma medalha o que entristece o presidente da associação, Luís Durão.
“Os resultados não foram o que esperávamos. O nível era muito elevado. Em relação a resultados não foi bom, em relação a tudo o resto que envolveu o ambiente da seleção, as novas oportunidades que se abriram, novas portas, novos métodos de treino, foi tudo muito positivo. Em relação aos resultados, que é o que nós queremos e foi para isso que trabalhamos, as coisas não correram muito bem. Não a nível técnico, porque nós estamos bem e viu-se que não estamos em nada inferiores a eles, mas sim em relação ao nível físico. É fácil verificar que havia atletas profissionais, são pagos para combater daquela forma. A preparação física é fantástica porque eles não têm empregos, não estudam, são pagos para combater, têm uma rodagem diferente dos nossos atletas, enquanto eles fazem 30 a 40 combate em três ou quatro meses, os meus atletas fazem sete combates num ano, notou-se lá essa experiência. Nós estivemos a ganhar todos os combates em que participamos, a condição física é que mandou, no último round sempre. Não há vitorias morais, os nossos três atletas não atingiram os objetivos que eram as medalhas mas vamos trabalhar para a próxima.”
A associação teve o apoio da Câmara Municipal de Bragança, da Junta de Freguesia de Bragança, da Câmara Municipal de Vila Pouca e de algumas empresas que os atletas procuraram.
“Os atletas pagaram mas houve alguns apoios. O objetivo inicial é que cada atleta paga a sua participação, eles aceitaram essa contrapartida, claro que cada um se mexeu para conseguir os seus apoios, por exemplo, o Francisco Carvalho conseguiu os apoios na totalidade e os restantes conseguiram apoios para mais de metade da passagem. O que é muito bom mas não é o suficiente. Tivemos o apoio da Câmara Municipal de Bragança, Junta de Freguesia de Bragança e Câmara Municipal de Vila Pouca. Até agora a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros não disse uma palavra.”
No futuro estaria mais um Campeonato Europeu mas está fora de questão por falta de verba. Ainda em dúvida está o Ladies Open.
Dentro das possibilidades da associação estão os campeonatos regionais e nacionais.
“Primeiros os Regionais (entre Janeiro e Março) e depois os Nacionais (finais de Maio). Tivemos convite para mais um Europeu, daqui a um mês, não é possível, as verbas não abundam. Apostávamos muito neste campeonato por causa da atleta Clicia Queirós porque a especialidade dela é full-contact e foi jogar em light-contact neste último Europeu, mesmo assim, fez uma grande participação. As próximas provas são nacionais e aí sim acreditamos em conquistar tudo porque estamos muito a cima do nível médio a nível nacional. Lá fora não estamos inferiores mas falta-nos um bocadinho ainda. Antes disto poderão haver outras provas, vamos ter o Ladies Open, veremos se temos verba para ir, neste momento os apoios são escassos.”
Para completar o plano de atividades, a associação precisa de mais apoios.
O presidente, Luís Durão, agradece a quem os apoiou.
“Eu não sei se vai haver apoio, os atletas já gastaram o dinheiro para ir ao Europeu. Apoios depois, agradecemos porque é sempre bom, mas os apoios penso que são antes e representando a terra acho que devíamos ter tido o apoio antes. Os apoios depois são complicados, são bem-vindos porque depois repartimos por todos os atletas e ajuda sempre a minimizar mas não nos deixa planear os próximos eventos. Eu não sei o que vêm daqui para a frente, se houvesse o apoio provavelmente até pagaríamos o último Europeu e o próximo pagaríamos do próprio bolso e conseguíamos ir aos dois, não havendo apoios para ir a este não sei se posso ir ao outro. Agradeço a quem nos apoiou em tempo útil.”
A Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros não conseguiu os resultados esperados no Campeonato da Europa de Kickboxing.
O objetivo agora é corrigir os erros e fazer a preparação para as próximas provas.
Escrito por Onda Livre