João Carlos Figueiredo foi nomeado Sub-Delegado Regional do Norte do Instituto de Emprego e Formação Profissional. O antigo autarca de Alfândega da Fé exercia funções de técnico superior como jurista no IEFP.
É uma das várias novidades que se conhecem alguns dias depois de ter sido publicado em Diário da República a reorganização interna do IEFP, que privilegia a prata da casa.
João Carlos Figueiredo já fazia parte dos quadros do IEFP e exercia funções de jurista na delegação do Porto, para onde foi deslocado depois e em 2009 ter renunciado à candidatura a um tercerio mandato na câmara de Alfândega da Fé. João Carlos Figueiredo, que também acumulou o cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé, passa a exercer o cargo de Sub-Delegado Regional do Norte do IEFP, um mês depois de ter sido publicada em Diário da República a reorganização interna do Instituto.
Na região transmontana existem agora três centros de emprego e formação profissional: O do Alto Trás-os-Montes, localizado em Chaves, que engloba oito concelhos. Três do distrito de Bragança: Mirandela, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor.
Já o centro de emprego e formação profissional de Bragança, com sede na capital de distrito, passa a integrar sete concelhos do distrito: Bragança, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Mogadouro, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais.
Finalmente, com esta reorganização interna do IEFP foi criado o centro de emprego e formação profissional de Vila Real que agrega dez concelhos, dois deles do distrito de Bragança: Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta.
Agora seguem-se as nomeações dos diretores e respetivos adjuntos, que vão assumir as funções até aqui desempenhadas por duas pessoas, extinguindo-se um cargo dirigente. Ou seja, os Centro de Emprego e os Centros de Formação passam a ter o mesmo diretor.
Cristina Ribeiro foi a escolhida para assumir a direção do Centro de emprego e formação profissional de Bragança e com isso caem os cargos de Alcídio Castanheira e Fernando Calado.
No caso de Macedo que passou para a dependência de Bragança, o diretor-adjunto será Telmo Gabriel
No caso do centro de Mirandela, passou para a dependência de Chaves, que terá como diretor Jaime Abreu e no cargo de diretora-adjunta na cidade do Tua ficará Paula Romão, chefe de serviço do centro de emprego de Mirandela.
No caso de Torre de Moncorvo, que passou para a dependência de Vila Real, a diretora-adjunta será Fernanda Silva.
Para todos estes cargos, o Governo decidiu acabar com as comissões de serviço anteriores, preferindo apostar na prata da casa poupando, assim, em novos salários.
Escrito por Terra Quente