Partilhar conhecimentos e experiências no âmbito da Fisioterapia e fortalecer as relações entre Universidades no espaço Europeu.
Este foi o objetivo do 1º Encontro de Fisioterapia que decorreu sexta e sábado no Campus Académico do Piaget Nordeste, em Macedo de Cavaleiros.
Esta iniciativa surge no âmbito do protocolo celebrado há dois anos entre Instituto Piaget e a Universidade de Léon como forma de estimular o programa Erasmus.
A vinda dos cerca de oitenta estudantes espanhóis a Macedo de Cavaleiros surge agora como um alargar de horizontes e uma promoção à mobilidade e ao conhecimento entre AS instituições académicas da Península Ibérica, como refere a diretora da Escola Superior de Saúde do Piaget Nordeste, Elisa …
“No ano transato considerei que seria interessante entre os alunos e professores, de forma a partilhar não só conhecimentos mas principalmente para haver um cruzamento de horizontes e perspetivas sobre a fisioterapia. Percebermos de que forma é a que a fisioterapia é trabalhada, pensada, dimensionada num pais e no outro. Ir ao encontro da questão mobilidade, por várias razões mas principalmente pelo contexto contemporâneo, no qual vivemos. Isso permite-nos sempre enriquecer a formação dos alunos do ponto de vista científico e humano.”
Do lado Espanhol, o sub- diretor da Universidade de Ciências da Saúde de Léon, Vicente Rodriguez vê com agrado este intercâmbio cultural com Macedo de Cavaleiros.
“Temos um protocolo com o Instituto Piaget. É um dos destinos do programa Erasmus para os nossos alunos. Parece-nos muito interessante que a Escola de Ciências da Saúde da Universidade de Leon possa enviar alunos para o Piaget e vice-versa. Acolhemos alunos do Instituto Piaget no nosso centro. Penso que agora o intercâmbio cultural é uma necessidade e fizemos esta viagem. A professora Elisa e os seus colegas receberam-nos muito bem, participaram, fizeram tudo para que isto fosse possível. Estamos muito felizes por estar aqui.”
Bruno Batista, aluno de Fisioterapia do Piaget e Lúcia Fernandez, aluna de Fisioterapia da Universiadade de Léon enaltecem a realização deste intercâmbio entre os dois países.
“Devem-se continuar a fazer workshops como este, apostar na prevenção. Sensibilizar a comunidade para as patologias mais comuns. No meu caso é sobre a tendinopatia do ombro, uma patologia muito frequente. Não só fizemos o workshop como estamos a fazer uma interação entre Espanha e Portugal, aproveitamos para mostrar alguns dos pontos mais fortes de Trás-os-Montes.” – Bruno Batista.
“Visitamos o Museu de Arte Sacra, a Praia Fluvial do Azibo, disseram-me que um dos paraísos de Portugal. É importante o intercâmbio entre os dois países, na troca de conhecimentos e sobre tudo que podemos partilhar entre todos os países. É uma experiência nova.” – Lúcia Fernandez.
Os alunos da Escola Superior de Saúde do Piaget Nordeste e da Universiadde de Ciências da Saúde de Léon trocaram experiências e conhecimentos Fisioterapia, e refletiram sobre a profissão de Fisioterapia em Portugal e Espanha.
Escrito por Onda Livre