Língua Mirandesa conquista estudantes

Mais de metade dos alunos que frequentam o agrupamento de escola de Miranda do Douro está a estudar mirandês.

Este ano lectivo, estão matriculados nesta disciplina opcional 470 alunos, sendo que nos últimos anos este número tem vindo sempre a crescer.

“Continuando uma tendência que vem dos últimos anos, este ano também aumentámos o número de alunos que têm a opção de Mirandês. Neste momento temos cerca de 470 alunos o que quer dizer que aumentámos cerca de 20 alunos”, adianta o presidente do agrupamento, acrescentando que “já ultrapassou os 50% de alunos do agrupamento que voluntariamente se inscrevem”.

Para António Santos esta é uma prova da vitalidade da língua e dos esforços feitos para a preservar.“Eu ligo isto à vitalidade da língua e ao interesse que os encarregados de educação continuam a ter na defesa da cultura mirandesa”, afirma. “Só assim é que conseguimos preservar esta herança e riqueza desta região”, realça.De salientar que as aulas de língua mirandesa são leccionadas não só no ensino básico e secundário, mas também no pré-escolar.“Para muitos é um primeiro contacto, mas é um ensino da língua propriamente dito. Rege-se por aspectos mais lúdicos, canções jogos e lengalengas que levam os alunos a interessar-se a continuar essa opção”, explica o responsável.

Nas escolas de Miranda do Douro, a segunda língua é leccionada desde 1986, mas desde a oficialização, em 1999, que o ensino tem sido mais regular.

Escrito por Brigantia (CIR)