O Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros respirou a magia da dança do ballet, este sábado.
Ao palco subiram 40 crianças que brindaram os presentes com a subtileza deste estilo de dança renascentista.
A fluidez de movimentos e as técnicas corporais estiveram bem evidenciadas pelos miúdos que encantaram os graúdos.
No final, os pais estavam naturalmente orgulhosos com o espetáculo protagonizado pelos filhos e enumeram as vantagens de praticar ballet.
“Ela gosta muito. O ballet tem vantagens a nível da postura corporal, do relacionamento, estes eventos que são sempre bons para o desenvolvimento pessoal das crianças. Gosto sempre de a ver em palco, é sempre um orgulho”, diz Lídia Afonso.
“Embora seja muito nova eu acho que é importante, desde já, ter contacto com o máximo de atividades que permitam desenvolver-se a todos os níveis. O ballet é mais uma delas, pode contribuir para um desenvolvimento global. O ballet assume um papel preponderante no desenvolvimento de qualquer criança. É sempre um orgulho, uma emoção, um balão cheio de sentimentos quando a vejo no palco.”, sublinha, Luís Gonçalves, que acrescenta que, “gostava de dar os parabéns a todas as pessoas envolvidas no evento, todo o esforço que tem durante o ano é premiado num momento destes. Estão todos de parabéns.”
Um evento com a assinatura da Associação Cultural Potrica.
A presidente, Celina Martins expressa o quão gratificante é trabalhar com crianças.
“Correu bem. Estamos a falar de crianças pequenas, a mais nova tem dois anos e meio. Elas são um pouco irrequietas porque são as estrelas do dia, estão sempre prontas para entrar em palco. Correu muito bem, é muito bom trabalhar com elas, é muito gratificante trabalhar com crianças.”
Com data a designar, a responsável adianta ainda a realização de uma tertúlia cultural que irá ter lugar num café de Macedo de Cavaleiros.
“Estamos sempre dentro de atividades. Para breve temos uma tertúlia num café. Já que as pessoas vêm pouco aos sítios onde devem vir, por exemplo, ao Centro Cultural, nós levamos a cultura às pessoas.”
Quem marcou presença neste sábado cultural de Macedo de Cavaleiros foi o presidente da Câmara Municipal.
Beraldino Pinto deixa a garantia de que os apoios à cultura vão continuar e são um alinha prioritária para 2013.
“A Câmara Municipal fará tudo para que o investimento na cultura continue. Esse investimento não é só na perspetiva de apoiar as coletividades locais, a nossa cultura tradicional, mas também para proporcionar eventos culturais que enriquecem os locais que usufruem desses espetáculos.
É na mistura de culturas que se faz o enriquecimento, não podemos depender exclusivamente da cultura tradicional nem de culturas importadas. Sabemos que os tempos são difíceis em termos das disponibilidades financeiras, dos recursos, mas continuamos empenhados para que esta área continue a ser acarinhada”, sustenta o presidente da Câmara de Macedo.
Escrito por Onda Livre