O Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros afirma que está a haver uma amortização anual da dívida da autarquia que ronda o milhão e meio de euros.
Refira-se que em 2011, o passivo do município rondava os 30 milhões de euros, e o ativo líquido total da autarquia macedense era de cerca de 60 milhões de euros.
Beraldino Pinto diz que em cima da mesa estão reajustamentos financeiros.
“Em termos de gestão da dívida em 2013, continuará a diminuir há semelhança do ano 2012. A amortização da dívida, em 2012 foi superior a um milhão e meio de euros.
Nos próximos anos haverá um reajustamento, vai continuar a dar resultados, a dívida vai diminuir. O reajustamento é compatibilizar orçamentos de despesas com a receita, sendo que para a redução da dívida é preciso um esforço adicional.”
A Câmara Municipal de Macedo não recorreu ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) por considerar que seria prejudicial aos munícipes.
Este programa visa medidas, como o aumento do IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis, que, em Macedo se irá manter em 2013, e impõe um conjunto de obrigações, assim como o pagamento de multas caso houvesse um aumento do endividamento no período da execução do contrato.
“O município de Macedo não aderiu ao PAEL, optou por fazer o reajustamento orçamental por meios próprios. Estamos a fazê-lo apostando na diminuição de despesas através da otimização, ganhos de eficiência para fazer a amortização da dívida. Entendemos que para o município, para os cidadãos, esta é a melhor forma.”
A Câmara de Macedo de Cavaleiros a revelar uma amortização anual da dívida em cerca de 1,5 milhões de euros.
Escrito por Onda Livre