Centro Tecnológico para valorizar azeite e vinho nasce em Carrazeda de Ansiães

Um Centro Tecnológico para valorizar o vinho, o azeite e a maçã. Este é o projecto que está em curso em Carrazeda de Ansiães, e que pretende fortalecer a economia local. O presidente da Câmara, José Luís Correia, diz que o objectivo é aliar a promoção à comercialização dos produtos.

“É um projecto que visa essencialmente a divulgação cultural, científica e tecnológica aplicada às actividades agro-industriais da região. É dedicado exclusivamente ao azeite, ao vinho e à maçã e visa a promoção, a conservação e o desenvolvimento dos sistemas produtivos desta actividade. A agricultura tem um peso muito importante na economia do concelho e ocupa uma grande percentagem da população activa”, enaltece o autarca.

O Centro Tecnológico vai ser instalado no edifício onde começou a ser construído o Centro Cívico. José Luís Correia garante que esta foi a forma encontrada pelo município para aproveitar os 4 milhões de euros que já tinham sido investidos naquele espaço.“Este centro nasce a partir de uma anterior obra, denominada centro cívico, que esteve parada desde 2001. Havia a necessidade de dar-lhe um aproveitamento.

Tendo em conta a oportunidade de encontrar financiamento para a sua conclusão e de aproveitar o espaço tivemos então a necessidade de lhe dar esta função. Terá também um auditório e um espaço de exposição permanente de um escultor muito conceituado a nível nacional e internacional, que é Alberto Carneiro, coordenador do nosso museu internacional de escultura ao ar livre”, realça José Luís Correia.

A conclusão das obras representa um investimento de cerca de 900 mil euros e o prazo para terminar os trabalhos está previsto para o próximo mês de Junho.

 Escrito por Ansiães (CIR)