Município de Macedo de Cavaleiros disponibiliza verba de 700 mil euros às freguesias

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros vai disponibilizar uma verba de cerca de 700 mil euros para as Juntas de Freguesia do concelho.

Mais 300 mil euros que em 2012.

O vereador das obras públicas do município, Carlos Barroso expressa as crescentes necessidades das juntas de freguesia em melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.

E diz que o aumento até deveria ser superior.

 

Verbas p freguesias 1 

“Vai de encontro às necessidades dos presidentes de junta e das freguesias existentes. Eu diria mesmo que o aumento devia ser superior porque as necessidades ainda não estão totalmente satisfeitas nas nossas freguesias, as condições de vida ainda não são as melhores. Estamos a ultimar as necessidades básicas de arruamentos, porque saneamento e abastecimento de água está tudo garantido. Estamos a ultimar esses investimentos para que as condições em todas as nossas freguesias sejam dignas. Eles merecem. São dois terços do município do concelho de Macedo de Cavaleiros e nós também temos que olhar para eles.”

 

Este aumento da verba surge na sequência das reivindicações dos presidentes de junta para melhorarem as condições das aldeias do concelho.

E as obras irão incidir na requalificação das ruas.

 

Verbas p freguesias 2 

“Neste momento são basicamente questões de arruamentos e de pequenos arranjos nas aldeias. Toda a gente aspira ter mais investimentos. A função do presidente da junta é essa, reivindicar junto da Câmara Municipal tal como as funções da câmara são reivindicar junto do poder nacional. Nós temos que aceitar e que eles queiram concretizar os seus objetivos. É essa a função de um presidente da junta e nós estamos muito bem servidos, no município de Macedo de Cavaleiros, de presidentes de junta.”

 

O líder socialista de Macedo, Rui Vaz diz que esta medida se trata de propaganda política, em ano de eleições.

 

Verbas p freguesias 3 

“Aquilo que é habitual fazer-se em plano orçamental da distribuição das verbas para as freguesias, com objetivos meramente eleitoralistas. O que é pena. Não questionamos as verbas, elas podem pecar é por defeito. Nós podemos dizer que mais dinheiro houvesse para as freguesias. Foi aqui dito e com certeza que os presidentes de junta também afirmam, que as verbas orçamentadas em 2012 até hoje não as chegaram a receber e obras que estariam previstas não foram efetuadas. Lamentamos que haja verbas atribuídas a freguesias para um ano que é de eleições. Com isto entendemos que mais não é do que captar a atenção dos presidentes de junta.”

 

As Juntas de Freguesia do concelho de Macedo de Cavaleiros vão receber, este ano, mais de 700 mil euros para investir.

 

Escrito por Onda Livre