Macedo de Cavaleiros congrega inúmeras potencialidades turísticas e cinegéticas para reivindicar o título de Capital de Caça.
A convicção é do Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.
No decurso da XVII Feira da Caça e VII Feira do Turismo, Beraldino Pinto não tem dúvidas de que este é um título merecido e ansiado por muitos.
“Têm-nos sido proposto, sugerido, quase imposto por muita gente. Foi referido pelo novo presidente da Federação de Caçadores, já foi referido por muita gente que veio a esta feira e disse que não havia dúvidas que como feira merece o título mas também com a tradição de caça que a região tem merece o título de Capital da Caça.”
O projeto de desenvolvimento económico sustentável do território, através do turismo geológico, o Geoparque Terras de Cavaleiros esteve em destaque neste certame.
Para o autarca, Beraldino Pinto é um instrumento impulsionador na projeção do território macedense que reúne todas as condições para integrar a Rede Europeia de Geoparques.
“O Geoparque é um projeto de desenvolvimento sustentável para este território que estimula o turismo e a valorização dos produtos. Esta estratégia de turismo confunde-se com a estratégia do Geoparque, é uma parte integrante e não podemos dissociar um dos projetos da estratégia do turismo através do Geoparque, da valorização das condições naturais, geológicas e da biodiversidade, da qualidade dos produtos e da paisagem. É tudo isto que através do Geoparque aparece organizado de uma forma mais coerente, com maior visibilidade e que queremos que ganhe mais visibilidade com o reconhecimento na integração da rede global de Geoparques”, realça.
“Essa é a estratégia, valorizar ainda mais estes produtos dando visibilidade ao território. O Geoparque é instrumental no sentido de conseguir que esta estratégia dê frutos para a melhoria do rendimento das populações, famílias, empresas tendo sempre como pano de fundo a sustentabilidade, o equilíbrio ambiental e a coesão social”, explica o autarca.
Macedo de Cavaleiros tem potencial para reivindicar o título de Capital da Caça.
Escrito por Onda Livre