Largas centenas nas ruas a assistir ao cortejo noturno de Macedo de Cavaleiros

Apesar do frio que se fez sentir, sábado à noite, largas centenas de pessoas, aliciadas pelo ritmo e pela cor do Carnaval rumaram a Macedo de Cavaleiros para assistir ao desfile noturno.

Do corso faziam parte cerca de 600 foliões representativos das diversas associações do concelho.

A sátira à conjuntura económica e social do país e à sua governação não faltaram nos carros alegóricos.

Quem assistiu ao corso carnavalesco da cidade, enalteceu a sua qualidade crescente e o frio não foi impeditivo para se viver a alegria contagiante do Carnaval.

 

Cortejo nouturno 1

“Esta animação retira o frio que há em nós e é normal nesta época do ano. Está bastante agradável, há aqui analogias do que é a realidade. Estou muito satisfeito com o que está aqui a decorrer.”

“O Carnaval é um tempo de diversão. Já vem sendo cada vez mais tradição em Macedo de Cavaleiros este desfile, com milhares de pessoas a assistir o que é sempre de registar. É agradável estarmos numa noite fria mas com toda a gente a divertir-se.”

“Está animado, há muita gente. Está ótimo. Para uma noite fria ainda há bastante gente.”

 

Para os macedenses, esta tradição está enraizada e é já um cartão-de-visita para Macedo.

A crescer em qualidade e quantidade, sustentam que é uma mais-valia económica para a hotelaria e restauração do concelho que ficam lotadas nesta altura do ano.

 

Cortejo nouturno 2

“É bom para a nossa região, faz com que as pessoas venham, faz sair mais gente. é bom porque somos uma zona com pouco movimento e talvez isto ajude as pessoas a interessarem-se por Macedo, eu acho interessante.”

“O Carnaval em Macedo está a crescer, cada vez vemos mais gente. Vamos vendo que há muitas mais pessoas a aderir a este Carnaval. Está a crescer em qualidade e quantidade de visitantes, isso é importantíssimo para Macedo. Nós temos que ter visitantes porque temos qualidade em quase tudo que apresentamos, isso vai-se traduzir na quantidade de pessoas que vem assistir. Em termos de hotelaria está quase tudo vendido. Vamos ter muita mais gente do que no ano passado e de certeza que no próximo ano teremos mais. Em termos de qualidade não há nada a dizer, está sempre a crescer.”

 

Uma aposta do Município que, segundo o vice-presidente, Duarte Moreno é para continuar.

 

Cortejo nouturno 3

“Temos esta tradição, vamos mante-la viva enquanto pudermos e este desfile noturno é o culminar da tradição. Conseguimos que as pessoas vão para a rua, dizer que estamos presentes e estamos a fim de participar nas brincadeiras carnavalescas. Todo o concelho macedense está presente e não só, já vi pessoas de outros concelhos que vieram visitar-nos.”

 

Uma festividade que reúne ano após ano mais pessoas nas ruas de Macedo de Cavaleiros.

Hoje e amanhã a festa continua em Podence, com o Entrudo Chocalheiro.

 

Escrito por Onda Livre

 

Cortejo (1) Cortejo Cortejo (3)