As tradições são uma alavanca à economia local e regional.
A afirmação é do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Melchior Moreira diz ser um aficionado do Carnaval de Podence, em Macedo de Cavaleiros e mais uma vez, o Entrudo Chocalheiro foi o eleito do responsável.
O presidente da entidade regional já se sente da casa e esteve ontem em terras macedenses a constatar a vivacidade do entrudo.
Nestes dias, a hotelaria está de casa cheia e Melchior Moreira apelou para continuar a aposta nas tradições, que segundo ele são uma alavanca à economia.
“Vim aqui para perceber a evolução que o entrudo de Podence tem tido. Esta festividade ancestral e única continua, apesar do mau tempo, a ter muita gente. Isto quer dizer que esta tradição não se vai perder até porque vejo aqui também um conjunto de chocalheiros pequeninos e isso é importante. O carnaval aqui não é so os chocalheiros, é um conjunto de atividades. Os restaurantes aqui próximos estão cheios. Estas iniciativas apoiam claramente a economia local, a hotelaria e as casas de turismo de habitação. Posso dizer que voltarei aqui com todo o gosto e espero que estas tradições não se percam porque não se perdendo estamos a alavancar a economia local e regional.”
Apesar do mau tempo, largas centenas de pessoas passaram por Podence para o início do Entrudo Chocalheiro que decorre até amanhã.
Melchior Moreira diz que vir a Podence e não ser chocalhado é como ir a Roma e não ver o Papa.
“Ir a Podence e não ter a oportunidade de ser achocalhado é quase como ir a Roma e não ver o Papa. Nós estamos perfeitamente habituados a essa diversão, como se costuma dizer no carnaval ninguém leva a mal. Aqui o carnaval é super diferente, os caretos para além da mascara, têm toda uma indumentaria que vem de há muitos anos, que se mantêm. Quero acima de tudo enaltecer a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros que tem apoiado estas iniciativas e não tem deixado perder as tradições com o apoio que têm também dado à Casa do Careto. As ruas de Podence, apesar do frio, estão repletas de gente.”
Melchior Moreira a afirmar-se como um apaixonado pelo Entrudo Chocalheiro de Podence.