Apiocasião promove I Encontro Transmontano de Confrarias

 

Macedo de Cavaleiros vai ser palco do I Encontro Transmontano de Confrarias a nível nacional e internacional.

São esperadas 13 confrarias, e uma vem da Estónia.

Este é o destaque da III edição da Apiocasião, a Feira do Mel que vai decorrer dias 16 e 17 de Fevereiro na cidade.

A receção às confrarias vai ter lugar nos Paços do Concelho e segue-se um desfile pelas ruas da cidade até ao Parque de Exposições.

Francisco Rogão, da organização, fala da programação do certame.

 

Apiocasião 1 microfone

“Começa sábado com a receção das confrarias em frente à Câmara Municipal, segue-se um desfile das confrarias até à nossa sede da antiga escola primária e dai vamos para a Feira do Mel. Será o primeiro encontro transmontano de confrarias nacionais, simultaneamente vamos realizar a Apiocasião. Não temos ainda noção porque diariamente inscrevem-se mais pessoas, só mesmo dois ou três dias antes é que se saberá o número de pessoas que virão. Haverá uma visita guiada com as confrarias e com os visitantes à Feira do Mel. Vamos realizar também o processo da interiorização de confrades e confradinhos que serão crianças dos 4 aos 16 anos.”

 

Francisco Rogão diz há muitos jovens que não encontram trabalho e veem na fileira apícola um escape à crise.

 

Apiocasião 2 microfone

 “É um setor que está em expansão, em parte penso que devido à crise. Os jovens tiram os cursos e não tem empregos, estão a ver no mel um escape vamos lá ver se o será mesmo porque isto dá mais trabalho do que o que se pensa. Por vezes andar com a máscara é uma coisa e ler é outra. Na apicultura, com o mel, há uma infinidade de produtos que se podem fazer.”

 

Lembro que no ano passado nasceu em Macedo de Cavaleiros a I Confraria do Mel de Trás-os-Montes que conta já com 28 elementos.

Este sábado vão ser entronizados mais 14 confrades, dez adultos e quatro crianças.

A III edição da Apiocasião conta com 50 expositores.

 

 Escrito por Onda Livre

Feira do MEL 3