Em 2012, a Cáritas Paroquial de Macedo de Cavaleiros estendeu a mão a cerca de 800 famílias carenciadas.
A instituição de cariz social, que se dedica a ajudar quem mais precisa e que luta por uma sociedade mais justa e sem exclusão de culturas e etnias atingiu um número record de pedidos de apoio.
Um aumento que se deve ao agravar da situação económica e de situações de desemprego, como sustenta o presidente, Choupina Pires.
“Como sabem nós temos imensas famílias que nos tem feito chegar as suas necessidades, quer ao nível dos medicamentos, na ajuda do pagamento da eletricidade, da renda, da água. Fizemos um balanço dos atendimentos do ano passado, fizemos 1444 atendimentos. Nunca tínhamos chegado a esta marca em termos de atendimentos. Cerca de 800 famílias beneficiaram quer a nível de alimentos quer dos outros apoios.”
O número de famílias com necessidades vinha aumentando, situava-se em anos anteriores nas duzentas, e em 2012 viu esse número quadruplicar.
“Fizemos 1400 atendimentos tendo chegado a 800 famílias. Quando falamos em 800 famílias podemos estar a falar em algumas situações das mesmas famílias mas quando fazemos o nosso atendimento não diferenciamos pelo facto de não ser a primeira vez que a família vai pedir ajuda.”
A Cáritas Paroquial de Macedo de Cavaleiros a precisar cada vez mais da boa vontade dos macedenses para ajudar as famílias carenciadas do concelho.
Escrito por Onda Livre