É mais uma vaga de assaltos a igrejas no concelho de Bragança. Esta semana os amigos do alheio visitaram os templos de Pinela, Santa Comba de Rossas, Rio Frio e o santuário de Nossa Senhora da Ribeira, em Quintanilha.
Os larápios procuram sobretudo dinheiro e objectos em ouro, mas em Quintanilha levaram também os aparelhos de som.
O juiz da Confraria de Nossa Senhora da Ribeira diz que a fechadura da porta da igreja era resistente, mas mesmo os larápios conseguiram entrar.
João Carlos Fernandes conta o cenário que encontrou quando entrou no templo.
“Quando fui abrir a porta é que vi que estava tudo rebentado, a fechadura no chão. Os fios cortados, levaram as colunas e a aparelhagem. Na sacristia estragaram tudo, eu até chorei ao ver uma tristeza destas. O valor foi mais as colunas e a aparelhagem, na sacristia ainda não sei o valor, porque tínhamos bastantes coisas e ainda nem sei o que levaram”, conta o juiz da confraria.
E nem a senhora da Ribeira escapou aos amigos do alheio. “Subiram ao altar, à Senhora da Ribeira, e tentaram tirar o diadema, mas como viram que não tinha valor deixaram-no. Além disso, também ainda rebentaram as portas da casa das merendas, mas não levaram nada”, acrescenta João Carlos Fernandes.
Estes assaltos estão agora a ser investigados pela GNR.
Só este ano os larápios já entraram em 26 igrejas do distrito de Bragança.