Alunos de Macedo de Cavaleiros cultivam gosto pela leitura

 

Mais de uma centena de alunos frequentam diariamente as quatro bibliotecas escolares do Agrupamento de Macedo de Cavaleiro.

O número é avançado pela coordenadora das bibliotecas.

À margem das celebrações da Semana da Leitura, em que a temática é subordinada ao Mar, Lúcia Meireles frisa que o gosto pela leitura deve ser explorado dentro de casa e incutido no seio familiar.

microfone

“As crianças são desafiadas diariamente, elas frequentam muito as bibliotecas escolares”, enaltece.

“Todos os dias fazem empréstimos de livros, participam nas atividades que as bibliotecas lhes proporcionam. O nosso convite aos alunos, que é feito diariamente e estão motivados para isso, fazemos aos pais e a toda a comunidade”.

A docente acrescenta que nesta semana importa, “comemorar o prazer de ler, o livro é importante e deve estar sempre presente na nossa vida. Muitos deles, não diria todos, têm o gosto pela leitura e o prazer de ler. Está enraizado, já há alguns anos e nota-se pelas estatísticas das bibliotecas que eles (os alunos) manuseiam os livros.”

Foto0621

A docente diz ainda que a nova geração, designada de “nativos digitais” tem os livros presentes nas suas vidas.

E realça que o formato digital deve ser um complemento ao livro.

microfone

“Eu acho que complementa. O livro em suporte papel para mim é importante, para a próxima geração poderá não ser tão importante como é para mim mas acho que se complementam. Podemos ler o livro em suporte papel ou no computador.”

O mar e a sua importância na identidade histórica e cultural do país é o tema eleito da Semana da Leitura e sob o qual se centram as iniciativas realizadas pelos alunos.

Lúcia Meireles destaca algumas iniciativas.

microfone

“No nosso Agrupamento de Escolas, nas bibliotecas, nos diversos espaços temos exposições de trabalhos dos alunos em todas elas. Temos um projeto “de porta aberta” que é uma atividade de articulação entre as turmas. Neste momento todos os trabalhos apresentados, desde a poesia ao texto, é mais sobre a temática do Mar”, realça.

“Depois temos também uma atividade que tem sido muito enriquecedora que se chama,   Padrinhos por um dia, está a acontecer no Polo 1 (centro escolar) em que os alunos convidam um padrinho independentemente se é pai, amigo, tio, padrinho, para fazer uma leitura na biblioteca.”

Hoje às 19 horas, o Centro Cultural abre as portas para um espetáculo teatral intitulado, AdVersus.

A semana da Leitura assinalada em Macedo de Cavaleiros termina sábado de manhã, com um workshop “Leitura em voz alta” para professores e adultos.

 

Escrito por Onda Livre

 

Foto0620