Incentivar os alunos à leitura através de atividades lúdicas

 

“Suspiros de amor” foi o título escolhido para a declamação de poemas no âmbito da Semana da Leitura.

O auditório da Escola Básica e Secundária de Macedo de Cavaleiros foi palco de um Sarau Cultural.

Os alunos do 11ºD, um aluno do 11ºB e duas professoras espalhados pelo auditório, com máscaras no rosto, leram pequenos poemas dos mais diversos autores portugueses.

O professor encarregue deste projeto, Eduardo Teixeira, explica que preferiu fazer uma espécie de encenação em vez de declamação.

 

microfone

“Uma ideia, uma pequena encenação poética cuja temática é amorosa. Nós chamamos-lhe suspiros de amor dos nossos poetas portugueses um pouco escolhidos pelos alunos de modo aleatório. Não tem tanto a ver com uma declamação porque eles não são grandes declamadores muito menos bons leitores ma sé uma forma de os puxar para a leitura de poesia e prosa. Trata-se de uma encenação com uma máscara no rosto, o auditório de preferência devia ser completamente escuro e com a ajuda de uma lâmpada focada no papel faria uma leitura oralizada, um pouco declamada. A máscara estraga um pouco a voz, eles não estão habituados, não ensaiaram devidamente por isso vamos tentar fazer o melhor.”

 

O objetivo desta atividade é cultivar o bichinho pela poesia e pela literatura.

 

microfone

“A poesia é mil e uma coisa e poucas definições serão corretas ou justas para definir a poesia. Há um ou duas pequeninas definições e há um som a palpitar, que seria a batida do coração. No fim, como isto tem a ver com uma ideia do Fernando Pessoa, a máscara, e nós utilizamos máscaras quase desde que temos consciência de nós. Um espaço curto, depois da leitura, deixam cair a máscara e dão-se a conhecer ao público. A ideia fulcral é fazer com que estes alunos que não são gente muito dada às letras, que possa talvez fazer surgir um bichinho para se tornarem mais motivados nessa área.”

 

A coordenadora do projeto Ler + admite que conquistar os alunos para a leitura é uma tarefa difícil quando se tem como rival os computadores.

Fernanda Vicente refere ainda que desde o início do ano a escola tem feito diversas atividades visando a promoção da leitura.

 

microfone

“Neste momento temos que concorrer com inúmeras possibilidades de ocupar o tempo. Os computadores são um concorrente demasiado forte e nós temos que usar da imaginação para motivar os alunos para a leitura. É uma conquista porque a partir do momento em que conseguimos fazê-los ler uma/duas obras, eles encontram o interesse. Temos que investir nestas estratégias de aproximação pelo menos no início. Nós estamos a apostar na leitura desde o início do ano, temos desenvolvido algumas atividades neste sentido. Eu não diria que nesta semana em especial isso se verificou mas é uma semana diferente. O investimento não é só na leitura mas também na escrita, temos várias exposições realizadas pela escola, os placares junto à biblioteca, temos uma exposição na horizontal de poesia no feminino. Além da leitura esta semana também é dedicada à escrita.”

 

Várias atividades lúdicas marcaram a Semana Nacional da Leitura nas escolas de Macedo de Cavaleiros.

 

IMG_1924 IMG_1925 IMG_1926

 

Escrito por Onda Livre