Simone de Oliveira celebra 55 anos de carreira com novo disco

A cantora Simone de Oliveira, a celebrar 55 anos de carreira, apresenta o novo álbum, «Pedaços de Mim», nesta quinta-feira à noite, no bar Frágil, em Lisboa, escreve a agência Lusa.

Em declarações à Lusa, Simone de Oliveira afirmou que não gravava um álbum há dez anos e, quando Renato Jr. a convidou para o fazer, pensou que não se concretizaria, mas as conversações chegaram a bom porto e Simone foi «pedindo canções».

A cantora sublinhou que não conhecia a maioria dos autores de quem canta temas, à exceção de Paulo de Carvalho, que «faz parte do nosso imaginário», e de Nuno Feist, que, além de «Lisboa», musicou a canção «Vida», um original de Filipe La Féria.

O álbum reúne 13 canções, assinadas por autores como Susana Félix, Miguel Gameiro ou Tiago Torres da Silva, com músicas de Rui Veloso e Tiago Pais Dias, dos Amor Electro, entre outros, e conta com as participações especiais do fadista Ricardo Ribeiro e do instrumentista Pedro Jóia.

Entre os treze temas, a intérprete que venceu por duas vezes o Festival da Canção, em 1965 e em 1969, canta duas canções em espanhol, «Una Rosa y um Bolero», de Manu Tenório, e «Te Doy Una Canción», de Silvio Rodriguez.
Além da canção, Simone Oliveira trabalhou na rádio, na televisão e na imprensa. A intérprete foi condecorada com a Ordem da Liberdade e a Ordem do Infante D. Henrique.