A Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros tem uma boa estrutura financeira.
A convicção é do presidente da direção, Luís Rodrigues.
Esta manhã realizou-se uma Assembleia Geral da instituição para apreciação e votação do relatório de contas de 2012.
Em números gerais a Cooperativa apresenta um capital próprio, ou seja o património líquido da empresa cifra-se em cerca de um milhão e 50 mil euros.
O passivo ronda os 750 mil euros.
Luís Rodrigues diz que não tem que esconder nada e os números que apresentou correspondem somente à verdade.
“Não vale a pena andar a inventar números, nunca os inventamos. Estava fora de questão tudo o que estivesse ali não fosse verdade, é a verdade. Os números falam por si, estamos bem, crescemos, correu bem o ano passado, tivemos saldo positivo”, enfatiza o responsável.
“Vamos continuar a trabalhar, há sempre vozes discordantes, mas isso é normal onde há muita gente e ainda bem que é assim, mal de nós se toda a gente pensasse igual”, salienta.
A Cooperativa tem cerca de 1800 sócios efetivos.
O presidente da Cooperativa Agrícola de Macedo, Luís Rodrigues é peremptório ao afirmar que não deve nada aos sócios.
“Tínhamos para receber alguns dinheiros que temos direito e que se tem atrasado, se assim fosse agora estaríamos como peixe na água. Não temos dívidas a nenhum fornecedor, como foi explicado os nossos fornecedores são os sócios e se alguém não recebeu do ano passado é porque ainda não foi à Cooperativa receber. Nunca ninguém foi embora sem receber. É uma questão contabilística que às vezes também nos mete um bocado de confusão, mas a realidade é esta.”
O sócio, Hélder Fernandes foi dos mais interventivos no decurso da Assembleia Geral e realça que a dívida aos fornecedores da Cooperativa ronda os 400 mil euros.
“As dívidas à Cooperativa não param de aumentar, o financiamento não diminuiu, houve um aumento de custos com pessoal quando a cooperativa tem menos pessoal ao serviço, o que não se compreende. Entendo que a curto prazo ou a médio estará em causa o futuro da cooperativa, porque os custos que tem atualmente são demasiado elevados. Quando se disse que não se devia nada a fornecedores a realidade é que se deve 421 mil euros a fornecedores, e que os sócios tem que o pagar. O endividamento à banca trás juros cada vez maiores e é preocupante a situação em que se encontra a cooperativa neste momento. Tendo em atenção que tem participações a empresas que devem muito dinheiro e nada tem feito para se cobrar, a situação é muito preocupante.”
As contas da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, de 2012 foram aprovadas com 85 votos favoráveis, três contra e dez abstenções.
Escrito por Onda Livre