A equipa feminina de Futsal do Mogrão, em Macedo de Cavaleiros é campeã distrital.
As raparigas do Mogrão jogam agora a fase de grupos na Taça Nacional com o objetivo de apuramento para o primeiro Campeonato Nacional de Futsal Feminino.
O treinador da equipa, Rodas, refere que o objetivo é sempre ganhar experiência.
Para o técnico tanto a taça como o nacional serão muito difíceis porque as equipas dos outros distritos têm escalões de formação, enquanto em Trás-os-Montes isso não acontece.
“O objetivo é ganharem experiência e claro é sempre bom competir num nacional. A questão aqui parte por não haver escalões de formação no futsal feminino, pelo menos no nordeste transmontano. No nacional as outras equipas têm escalões de formação, há mais qualidade, há mais escolha, há mais jogadoras a praticar a modalidade e claro que é muito mais fácil para elas competir num nacional do que para nós daqui de Trás-os-Montes que não temos escalões de formação.”
Rodas, admite que as suas atletas têm qualidade mas insiste que se existissem escalões de formação poderiam fazer um trabalho melhor.
“Tem qualidade mas a questão é que devia haver atletas mais jovens a praticar esta modalidade visto que não há escalões de formação mas com atletas mais jovens dava para fazer uma seleção melhor e chegar ao patamar que outras atletas de 26/27 anos têm.”
O treinador da equipa feminina afirma que se nota uma diferença muito grande em relação ao Campeonato Distrital de Bragança e do Campeonato Distrital de Vila Real.
A solução parte por conseguir criar escalões de formação no distrito de Bragança.
“É uma realidade completamente diferente isso vê-se no nosso campeonato distrital onde só há cinco equipas, se formos ao Campeonato Distrital de Vila Real há mais o menos 14. Esta diferença talvez seja por não haver tanta afluência de jogadoras do sexo feminino a praticar esta ou outras modalidades. A divulgação e os escalões de formação podiam mudar isto porque se houvesse escalões de formação as jovens atletas ganham gosto pela modalidade e depois praticam futuramente nas camadas séniores, que é que representa a equipa do Mogrão.”
A Jornada 2 da fase de grupos da Taça Nacional de Futsal Feminino joga-se no próximo domingo.
As meninas do Mogrão recebem o Associação Rede Jovem de Mogege às 15h no Pavilhão Municipal de Macedo de Cavaleiros.
Vinte e quatro equipas têm lugar nesta 1ª fase da Taça Nacional que é dividida por oito séries, com três equipas em cada uma selecionadas através de um sorteio.
Cada equipa, das 24 participantes na taça, é vencedora do campeonato distrital em cada distrito.
O primeiro e segundo classificados de cada série apurar-se-á para a 2ª fase da competição.
Deste apuramento resultam 16 equipas que integraram o primeiro Campeonato Nacional de Futsal Feminino 2013/2014.
Escrito por Onda Livre
os meus parabéns. força jovem. do Mogrão