Macedo de Cavaleiros é a cidade anfitriã da 1ª Feira da Saúde do Nordeste Transmontano.
O certame, que vai decorrer este fim-de-semana, é promovido pela Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança e pretende ser um evento dinamizador dos diversos serviços e recursos existentes na região na área da saúde, desde produtos a equipamentos.
Assumindo-se como um espaço de debate, conhecimento e negócios, a presidente da entidade organizadora, Margarida Pires frisa que na base da realização da feira está a aposta no empreendedorismo e na inovação.
“Depois de termos pensado no plano de atividades para 2013 achamos pertinente, e como uma das finalidades da Associação é apostar no empreendedorismo e na inovação, achamos que uma primeira feira da saúde seria o ideal e um destaque no nosso plano de atividades. A primeira feira da saúde, depois de devidamente analisada, achamos que era importante divulgar, junto da comunidade, serviços e recursos existentes dentro da área da saúde, disponibilizar informação sobre a prevenção da doença, apostar na promoção da saúde e acima de tudo também dinamizar Macedo na área da saúde.”
A 1ª Feira da Saúde quer também informar a população para o vasto leque de serviços de saúde existentes do Nordeste Transmontano, muitos dos quais desconhecidos pelos nordestinos.
“Quer em cuidados domiciliários quer na própria associação somos questionados sobre onde adquirir determinados materiais e equipamentos, nós profissionais sentimos alguma impotência em dar essa resposta. Queremos pelo menos dar a conhecer o que existe cá, seja em Macedo de Cavaleiros seja no Distrito, no âmbito de clínicas, dos próprios serviços públicos, nas casas comerciais relacionadas com produtos de ajuda técnica. A feira será um lugar de divulgação de casas com equipamentos técnicos, clinicas, lares e famílias de acolhimento que proporcionam a receção de utentes idosos.”
Em simultâneo, são múltiplas as atividades que vão decorrer nas naves do Parque de Exposições de Macedo de Cavaleiros, tais como rastreios, simulacros realizados pelos Bombeiros e pelo INEM, um espaço de exposição de saúde e bem-estar, conferências para a população em geral e para profissionais de saúde.
A ideia que nasceu no seio da Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança, sediada em Macedo de Cavaleiros, e que agora ganhou forma quer vir a tornar-se uma referência no Nordeste Transmontano.
“Eu acredito neste certame porque quando as pessoas ouvem falar da primeira feira da saúde no nordeste transmontano dão-nos os parabéns, dizem que é uma ideia fantástica, no entanto não deixa de haver algumas reticências de algumas pessoas de acreditarem ou de quererem participar. É de notar que, embora alguns comerciantes quisessem participar consideraram que não estava no orçamento deste ano a participação deles, no entanto ficaram com a ideia de para o ano poder haver outra feira e entrará já no orçamento quando traçarem o plano de atividades deles.”
O orçamento do certame ronda os três mil euros, e na organização, a ADDB conta com a parceria da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, da Associação Comercial e Industrial, e da Junta de Freguesia.
Dias 6 e 7 de Abril, realiza-se a 1ª Feira da Saúde do Nordeste Transmontano, data que coincide com a comemoração do Dia da Atividade Física e do Dia Mundial da Saúde, respetivamente.
Sábado, a partir das 9h30 vai decorrer um Seminário intitulado Sexual_Idades, na Associação Comercial Industrial de Macedo de Cavaleiros.
Escrito por Onda Livre