Alunas do curso de Educação Social estimulam linguagem dos mais novos

 

O curso de Educação Social da Escola Superior de Educação do Instituto Piaget levou até às crianças atividades para estimular e desenvolver a linguagem.

As crianças entre os 3 e os 5 anos da Nuclisol foram o público-alvo desta atividade.

Este projeto foi desenvolvido no âmbito da disciplina Ensino Especial em Contexto Educativo.

Andreia Magalhães, professora desta cadeira, afirma que correu muito bem e os objetivos foram concretizados.

microfone

“Desenvolver atividades com crianças, entre os 3 e 5 anos, para promover o desenvolvimento da linguagem. Tudo isto porque a disciplina fala sobre o ensino especial. É fundamental as crianças terem bases linguísticas adequadas à idade e esta atividade estimula mesmo a linguagem. O objetivo é estimular a linguagem. Acho que gostaram da atividade, eram uns jogos engraçados para as idades deles. Correu bem.”

Duas alunas deste curso elaboraram brincadeiras para estimular a linguagem nas crianças.

microfone

“Tive que realizar um loto. Cada placa tinha uma temática as ferramentas, o corpo humano, os transportes e as profissões. Permitiu-lhes desenvolver a linguagem, sobretudo aos miúdos mais pequeninos que não sabiam identificar bem as diferentes profissões, as ferramentas. Acho que foi sobretudo benéfico para os mais novos porque os da turma maior já identificavam quase tudo. Foi positivo, penso que alguma coisa deve ficar.”

“Dividimos os meninos por grupos. O meu grupo era das categorizações, dos transportes, dos alimentos, das mobílias e objetos e dos animais. Fizemos isto para estimular a linguagem, a fonética, ver se eles sabiam a que grupo pertencia cada peça que eles iam tirando. Estiveram bem, os de 5 anos estiveram melhor do que os de 3, tinham mais dificuldades na linguagem e a descobrir. No geral, correu bem.”

Diogo Teixeira e Maria Miguel de 5 anos referem algumas das atividades que realizaram e afirmam que gostaram de participar.

microfone

“Tinha um cartão que era das ferramentas e tinha que por imagens de ferramentas no meu cartão. Consegui completá-lo. Gostei de estar aqui.”

“Eu tinha um cartão e a menina tinha um mais pequenino. Ela dizia o que tava na imagem, que era um carro, e eu pus no meu cartão porque era dos transportes.”

Um projeto realizado no âmbito da disciplina Ensino Especial em Contexto Educativo, do curso Educação Social da Escola Superior de Educação de Macedo de Cavaleiros.

 

Escrito por Onda Livre