Associação Juvenil dos Artistas Macedense está de parabéns! Dez anos de Teatro Amador

A Associação Juvenil dos Artistas Macedense está a comemorar o 10º aniversário da sua constituição.

A AJAM germinou em 2003, durante o decurso do I Curso de Teatro promovido pela câmara municipal, com o projeto “Bodas de Lata”, o qual, desencadeou a constituição do grupo de teatro amador de Macedo de Cavaleiros.

O diretor artístico, Acácio Pradinhos fala do percurso e realça que tem sido dez anos mágicos de uma jovem associação que dá vida a Macedo.

microfone

“Tem sido 10 anos mágicos, têm passado pela AJAM centenas de crianças. Temos neste momento, e digo isto com todo o orgulho, na direção dois jovens, um deles que frequentou esse curso e o outro entrou no ano seguinte, hoje são presidente e vice-presidente, isso dá-me um grande prazer. Depois temos no resto da equipa pessoas que estão há sete anos, os miúdos entram e saem, isso faz parte da vida. Ao longo destes 10 anos o momento mágico que despontou a constituição da AJAM foi o projeto Bodas de Lata que serviu para que as pessoas pensassem no que se ia fazer a seguir e em boa hora pensaram constituir uma associação que mexe com Macedo.”

Acácio Pradinhos frisa que só os amantes das atividades artísticas entram para a AJAM.

microfone

“Neste momento a AJAM tem 14 adultos, 12 ajamitos e os ajaminhos estão em renovação. A AJAM é um projeto ativo/interativo, quem faz parte da AJAM pisa o palco, é uma questão de princípios. Nós não queremos pessoas que não sejam artistas e que vão para a AJAM fazer outras coisas que não seja representar e estar no teatro. Quando nós acolhemos novos elementos sabemos à partida que são amantes do teatro, amantes de atividades artísticas. Temos uma senhora que canta num grupo e está a experimentar o teatro. Ela é introvertida, embora enfrente o público a cantar e a dançar, nunca pensou que fosse tão difícil conquistar o público apenas e só falando e representado. Segundo o que ela nos disse, o teatro está-lhe a fazer muito bem.”

Ao longo destes dez anos a prosseguir a valorização do teatro, que para Acácio Pradinhos é uma terapia de crescimento e superação humana.

microfone

“Nós pretendemos que o teatro faça felizes as pessoas que o praticam. O tetro ajuda os mais pequenos a crescer e ajuda os grandes a superar momentos menos bons. O teatro é apenas e só um espaço terapêutico onde se fazem grandes amigos. Neste momento o grupo de teatro AJAM não é um grupo, é uma família de amigos que em conjunto superam todas as partidas que a vida nos prega. Nestes 10 anos todos perdemos familiares, amigos e temos superado graças ao teatro é por isso que a AJAM está cada vez mais forte.”

A Associação Juvenil dos Artistas Macedense nasceu em 2003, e a sua oficialização deu-se a 18 de novembro de 2004.

Esta sexta-feira terminam as comemorações que assinalaram o mês do teatro, com o “Café-Teatro”, na Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por Onda Livre