Uma boa liderança assenta no desbravar de novos caminhos e desafios, na resolução de problemas, adotando uma política democrática.
É neste contexto, que o diretor do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros classifica a sua gestão.
Há 12 anos na chefia das escolas do concelho, Paulo Dias foi reconduzido pelo conselho geral por mais quatro anos.
É com enorme sentido de responsabilidade e gratidão, que o diretor encara a continuidade deste desafio.
“É uma responsabilidade muito grande. Ser reconduzido como diretor e como responsável maior de toda a educação pública no concelho é por um lado motivo de alegria, de ver o meu trabalho reconhecido mas acaba por ser também uma grande responsabilidade”, garante o diretor.
“Os diretores têm os seus projetos de intervenção, a sua visão que propõem ao concelho geral e é aceite quando são escolhidos. Com os recursos que temos, com as hipóteses que nos são dadas, tenho conseguido fazer um bom aproveitamento, tenho conseguido conduzir o agrupamento com bastante harmonia e motivando as pessoas para o trabalho, por isso os resultados foram aparecendo”, enfatiza, Paulo Dias.
O responsável pela educação pública em Macedo de Cavaleiros realça que qualquer liderança tem que seguir uma linha democrática.
Sem veleidades, Paulo Dias afirma que não é fácil gerir uma organização com 360 pessoas.
“A liderança assenta não só em mostrar o caminho, em apontar caminhos mas também em resolver problemas, em conciliar vontades e muitas vezes ter a capacidade de fazer o nosso próprio plano em função da vontade da maioria. A gestão tem que ser democrática porque se não for, não envolve, nem motiva as pessoas para os projetos e para aquilo que tem que ser feito”, realça.
Paulo Dias acrescenta que, “ser diretor de um agrupamento de escolas hoje representa servir de charneira entre a administração central e os professores. Tenho que gerir aquilo que o ministério quer que seja feito, os objetivos que o ministério estabelece, e aquilo que a escola é capaz e quer, porque a escola também tem vontade. Para além de ter mais de 300 funcionários no agrupamento, acabo por gerir a vida profissional de todos, tenho que gerir as vontades dos professores, dos funcionários, dos alunos, dos pais e dos encarregados de educação”, esclarece.
Há 12 anos à frente das escolas públicas de Macedo de Cavaleiros, Paulo Dias foi reconduzido por mais quatro anos.
Escrito por Onda Livre