Final regional de Gira-Vólei regressou a Macedo de Cavaleiros

 

A final regional de Gira-Vólei regressou a Macedo de Cavaleiros pelo segundo ano consecutivo.

Cerca de 200 atletas entre os 6 e os 23 anos de todo o distrito de Bragança reuniram-se no passado sábado no Jardim 1º de Maio em Macedo de Cavaleiros para praticar voleibol.

Os dois primeiros classificados de cada escalão ficaram apurados para o Campeonato Nacional que se irá realizar nos dias 1 e 2 de Junho.

Leonel Salgueiro, coordenador nacional do projeto Gira Vólei, refere que um dos objetivos deste projeto é a captação de talentos desportivos.

microfone

“Um dos objetivos do projeto Gira-Vólei é a captação de talentos desportivos. Nós andamos sempre de olho aberto porque um talento desportivo no voleibol além de ter que ser um individuo coordenado, ter jeito para o voleibol tem que reunir outra condição fundamental que é a altura, se aparecer algum atleta com 1 metro e 80/90 (em função da idade) nós fazemos captação. Temos um exemplo na nossa seleção nacional, o Alexandre Ferreira que é de Ceia, um local na Guarda onde o voleibol é a semelhança daqui de Bragança. Começou a sua prática no Gira-Vólei, vimos que tinha algumas condições e que era alto, foi para a seleção, é titular e joga na primeira divisão na Itália. É um atleta que veio do Gira-Vólei.”

Leonel Salgueiro afirma que o Voleibol de Praia em Macedo de Cavaleiros é importante para dar visibilidade à modalidade e ajudar também o projeto Gira-Vólei.

microfone

“O Gira-Vólei e o Voleibol de Praia não aparecem aqui isolados, todos os projetos que a federação tem estão interligados. O vólei de praia aqui é muito importante para nós, para o município e para os miúdos porque é mais uma forma de dar visibilidade à modalidade e de fazer com que tanto os habitantes de Macedo, de Bragança, de Miranda, de Freixo, de Mogadouro e todos eles tenham a oportunidade de ver outro tipo de voleibol. O vólei de praia acaba por ser uma outra atividade que ajuda o projeto Gira-Vólei.”

Macedo de Cavaleiros foi o sítio escolhido para esta final regional devido à parceria do município com a federação portuguesa de voleibol.

microfone

“A nossa parceria com o município de Macedo vai muito além do Gira-Vólei do Vólei de Praia, há um conjunto de fatores que ajudam a promover e a desenvolver a modalidade cá. O objetivo é fazer, realizar mas também ajudar a promover e a desenvolver a modalidade. Já foi o ano passado e voltou a ser este ano. Esta final regional já foi em Miranda do Douro, em Bragança, em Mogadouro, em Freixo de Espada á Cinta, em Alfandega da Fé, nós vamos percorrendo um pouco todos os concelhos do distrito para dar oportunidade aos municípios para mostrarem o trabalho que fazem. Se não tivéssemos aqui esta prova muitos habitantes de Macedo não sabiam que se desenvolvia o voleibol no 1º ciclo, por exemplo. Esta atividade pelo aparato que promove acaba por promover, divulgar e mostrar o trabalho que se faz. Foi em Macedo porque temos uma parceria com o município, nós queremos é municípios que tenham dinâmica e que nos queiram ajudar a promover e a desenvolver as atividades. Para o ano poderá ou não ser aqui, vai depender das próximas negociações a partir daqui. Nós agora vamos voltar a Macedo com o vólei de praia para a final, no fim-de-semana 16/17 e 18 de Agosto. Acho que o vólei está em grande em Macedo.”

Pelo segundo ano consecutivo, a final regional de Gira-Vólei foi realizada em Macedo de Cavaleiros.

 

Escrito por Onda Livre