O Serviço de Ortopedia da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros foi distinguido pela Entidade Reguladora da Saúde com o nível máximo de excelência clínica.
A avaliação aos cuidados hospitalares prestados aos utentes pela Unidade Local de Saúde do Nordeste é feita no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS).
O Serviço de Ortopedia, na especialidade de Artroplastias totais da anca e do joelho recebeu o galardão de nível máximo, ou seja, a atribuição de três estrelas.
Um facto que merece o regozijo do coordenador da Comissão de Saúde.
José Madalena classifica o serviço de Ortopedia como a âncora do Hospital de Macedo de Cavaleiros.
“Mais uma vez a área clinica, neste caso da artroplastia total da anca e do joelho dentro da especialidade de ortopedia, aparece distinguida pela Entidade Reguladora da Saúde num estudo que abrangeu cerca de 120 hospitais. Essa classificação máxima traduz um trabalho que tem sido feito ao longo dos últimos anos e que contribuiu para a afirmação da ortopedia da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros no âmbito das Unidades Hospitalares do Norte. Para nós, Comissão de Saúde de Macedo de Cavaleiros, é um motivo de enorme orgulho porque temos noção que este serviço de ortopedia é um serviço de âncora desta unidade hospitalar. É possível em Trás-os-Montes trabalhar com muita qualidade e afirmar-se no contexto nacional.”
José Madalena revela que há jovens médicos a receber formação em Ortopedia na Unidade Hospitalar, o que no futuro poderá significar um reforço do corpo clinico.
“Nós estamos a ter formação médica, ou seja, temos jovens médicos que se estão a formar em ortopedia. Isto potenciará uma melhoria ao nível da fixação do corpo clínico e temos maior possibilidade de prestar ainda melhores serviços. Isto evidência também que temos uma equipa médica de excelência capaz de dar essa formação. Esperemos que alguns desses jovens médicos no futuro possam ficar em Macedo e contribuir para a melhoria deste serviço, que para nós é um motivo de orgulho. Esperemos também que possam contribuir para a afirmação da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros no contexto do Nordeste Transmontano e de toda a região Norte do País.”
O coordenador da Comissão de Saúde diz que o Hospital de Macedo presta cuidados diferenciados e reúne condições de excelência para se afirmar na região Norte.
“Nós sempre julgamos que este hospital se deve afirmar pela diferença, pela prestação de serviços diferenciados em relação aos outros hospitais que constituem a ULS Nordeste e a ortopedia é um serviço ancora neste domínio. Esperamos que contribua para que este hospital se afirme cada vez mais, quer no contexto da ULS Nordeste quer no contexto hospitalar do norte do País. Há largos anos a esta parte temos vindo a assistir à afirmação deste serviço. Têm vindo a arrecadar diversos prémios pela sua excelência e continuamos a acreditar que ainda há um espaço para crescer, em termos de número de cirurgias efetuadas, e naturalmente ainda pode haver espaço de crescimento para este serviço.”
Com o nível intermédio, o Hospital de Macedo de Cavaleiros arrecadou ainda a distinção com duas estrelas em Cirurgia de Ambulatório e na área de Acidente Vascular Cerebral, em Neurologia.
Escrito por Onda Livre