Estudantes levam Macedo prá vida

 

A queima das fitas é para qualquer estudante universitário um momento embebido num misto de emoções e sorrisos.

17 alunos do Campus Académico do Nordeste de Macedo de Cavaleiros receberam este fim-de-semana a festa da bênção das pastas, uma data que marca o fim de um ciclo e o início de uma nova etapa.

Estudante de Enfermagem, e natural de Valpaços, Vanessa Ribeiro, termina a licenciatura com sensação de dever cumprido e leva na pasta muitas amizades e boas recordações.

microfone

“Foi bom, é uma experiência ótima, já está a acabar infelizmente. Levo amigos e muito boas recordações daqui. É sempre emocionante, é um passo para o final, faltam poucos meses para acabar, foram quatro anos. Sobre o futuro espero o melhor, dentro dos possíveis vamos ver o que acontece mas esperar sempre pelo melhor, ter esperança num bom futuro.”

A mãe, Maria José Gonçalves frisa as dificuldades que enfrenta para conseguir dar um curso superior à filha, mas no final, o esforço é valido.

microfone

“É muito difícil e ela está no Piaget porque foi a última opção. A mensalidade é muito cara e neste momento pior ainda. Vale a pena, pelos filhos nós fazemos os sacrifícios. Nesta profissão já começa a ser incerto mas pelo menos é uma garantia que ela tem, se não tiver emprego têm conhecimento.”

Mergulhados na esperança de encontrar um futuro risonho e contribuir com o seu conhecimento para Portugal, os estudantes estão cientes de que à sua espera poderá estar um futuro incerto.

Célia Correia, aluna finalista do curso de Fisioterapia não descarta a possibilidade de emigrar.

microfone

“Foram momentos muito enriquecedores que sem dúvida vou recordar para sempre e que hoje chega ao fim. Estamos um bocado emocionados. Talvez emigre, não sei, veremos, está complicado.”

A presidente do Campus Académico, Helena Chéu enfatiza que este é o fim de uma etapa vencida e acredita que levam Macedo prá vida.

microfone

“Mais uma etapa concluída. Para nós deixa-nos sempre muita saudade, os alunos terem que sair da escola mas há sempre uma continuidade. Em termos de escola sempre apoiamos os nossos alunos ao longo da sua vida profissional. Hoje é um dia especial para todos nós, para toda a comunidade académica, não sendo só os docentes como o pessoal não docente. É mais uma etapa vencida pelos nossos alunos, é um ciclo de vida que eles vão iniciar e que será diferente mas sempre serão apoiados por nós. Certamente ficarão nos nossos corações e como nós costumamos dizer: levam Macedo prá Vida.”

17 alunos finalistas de Macedo de Cavaleiros festejaram este fim-de-semana a queima das fitas.

 

Escrito por Onda Livre