Cadeiras e bancos transformados em peças de arte no âmbito do “Macedo ArtSeat”

 

“Macedo ArtSeat” é o novo projeto que visa embelezar Macedo de Cavaleiros.

No ano anterior foi realizado o Arte Veste Macedo onde vários pontos da cidade foram pintados e decorados.

Este ano cerca de 340 pessoas de todas as idades transformaram cadeiras inutilizadas em obras de arte.

Inês Barrios, umas das professoras envolvidas no projeto, refere que esta experiência gerou uma partilha de saberes entre todas as pessoas que participaram nesta atividade.

microfone

“O projeto chama-se Macedo ArteSeat com a parceria da Câmara Municipal, a Santa Casa da Misericórdia através do projeto Laços e mais uma serie de ateliês que foram dinamizados por uma professora que tem a ver com o projeto Laços onde estão várias entidades. Dentro dessas entidades estão mais de 100 pessoas a trabalhar neste projeto. A nível de escola são 240 alunos do 2º ciclo, os PIEF e os vocacionais. A nível das entidades são cerca de 100 pessoas dos Lares da 3ª Idade e Lares de Dia. Dentro das próprias freguesias juntaram-se núcleos através do projeto Laços que trabalham nesse sentido. Foi um trabalho colaborativo de varias gerações onde houve uma partilha de saberes entre todos.”

A professora explica o porquê da cadeira ter sido o objeto escolhido para este projeto.

microfone

“As cadeiras são um objeto simbólico e um objeto que nós no nosso dia-a-dia temos e não damos a importância e o significado que ela merece. É na cadeira, sentados, que nós começamos a aprender as nossas primeiras letras, foi numa cadeira que começamos a desenhar, é na cadeira que nos sentamos para descansar, muitas vezes até para meditar e passar bons momentos com outros elementos da sociedade. Podíamos ter pegado em outro objeto mas achamos que a cadeira tinha esse simbolismo que para nós é importante. Pensamos que os alunos podiam ser sensibilizados para a importância da cadeira porque eles também passam muitas horas sentados dentro da sala de aula e muitas vezes dizemos-lhes “senta-te direito e fica com as costas direitas”. Nesse sentido achamos que a melhor forma seria sensibilizar para a importância da cadeira.”

As cadeiras estarão presentes no Jardim 1º de Maio até dia 3 de Junho e poderão ser visitadas ainda na Macedo Mostra.

Inês Barrios conta que pretendem fazer visitas com os alunos e os idosos para verem o seu trabalho final exposto.

microfone

“Vou estar na Macedo Mostra, na praça do empreendedorismo, mais cadeiras porque são mais de 60 cadeiras e não era possível nesta estrutura colocarmos aqui as cadeiras todas. Além disso, esta estrutura tem o formato de um A que significa arte. Tentamos transformar os bancos tradicionais e sobretudo cadeiras que não eram utilizadas em objetos de arte, nós restauramos essas cadeiras. A nível de escola, como estamos no final do ano letivo e temos muitas atividades sobrepostas, vamos tentar que os alunos venham ao Jardim 1º de Maio ver o produto final mas sobretudo mais no Macedo Mostra. Ao nível dos lares da 3ª idade vamos reunir esforços para ver se conseguimos que venham até ao jardim municipal para verem o trabalho realizado por eles.”

Participaram nesta atividade 240 alunos do Agrupamento Vertical de Escolas de Macedo de Cavaleiros numa parceria com a Câmara Municipal e Santa Casa da Misericórdia no âmbito do Projeto Laços que envolveu os utentes dos Centros de Saber e Partilha, CERCIMAC, Centro Social e Paroquial de Grijó, Centro Social e Paroquial de São Geraldo, Centro de Dia Padre Susano, Centro D. Abílio Vaz das Neves e Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança.

 

Escrito por Onda Livre