O Partido Socialista lança um desafio à Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros para ajudar a diminuir o desemprego jovem no concelho.
Segundo o comunicado enviado à nossa redação, a secção rosa apresentou na última reunião de câmara uma proposta que visa colmatar o desemprego e estimular o tecido empresarial.
O vereador socialista, Rui Vaz mostra-se preocupado com o aumento do número de desempregados no distrito de Bragança e desafia a autarquia a tomar medidas que motivem soluções de empregabilidade aos jovens.
“Estaríamos a promover o emprego dos nossos jovens, a ajudar as empresas do nosso concelho. Estamos a falar em jovens entre os 18 e os 30 anos. Temos cerca de 100 jovens em Macedo a necessitar de uma oportunidade de emprego e a Câmara, sem dúvida, podia ajudar a ultrapassar esta questão. Sabemos que a situação financeira da autarquia não é boa mas isto é uma questão social”.
“Se a Câmara politicamente entender que deve ir por este caminho, que deve apoiar os jovens, é uma questão de desviar algum investimento em algumas áreas que serão neste momento menos importantes para esta área que, para nós, é uma aposta no futuro, nos nossos jovens, naqueles que não gostaríamos de ver, qualquer um de nós que tem filhos, sair do nosso concelho e do nosso País para ir à procura de uma oportunidade de trabalho.”
O PS sugere que o município suporte, através de um fundo de apoio aos jovens, os 20 por cento que seriam pagos pelas empresas, no âmbito do programa de Impulso Jovem e Estágios Profissionais do IEFP.
Rui Vaz frisa que esta comparticipação do município seria um impulso à criação de emprego.
“Desde logo, e contando com o programa que é o impulso jovem e dos estágios profissionais, nós sabemos que as empresas e instituições que dão o primeiro emprego aos jovens, falamos em empresas até 10 trabalhadores, têm um primeiro estagiário apoiado a 100% pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. No segundo estagiário será apoiado em 80% e a empresa pagará os restantes 20%, é aqui que nós entendemos que a autarquia poderia ajudar”.
“Tendo em conta que há um número significativo de empresas no concelho que atravessam dificuldades muito grandes, todos nós sabemos que a conjuntura económica é altamente desfavorável, a Câmara poderia criar um fundo que pudesse colmatar estes 20% que as empresas têm que pagar.”
O comunicado do Partido Socialista de Macedo de Cavaleiros expressa que são mais de 100, os jovens que vivem o drama do desemprego no concelho.
Recordo que, de acordo com as estatísticas divulgadas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, no mês passado estavam inscritas nos centros de emprego do distrito de Bragança mais de oito mil e setecentas pessoas.
Escrito por Onda Livre