A Guarda Nacional Republicana deslocou-se a Bornes, para dar conselhos aos mais velhos sobre segurança pessoal.
Esta ação integra um plano de formação para a população idosa realizado pela Rede Social de Macedo de Cavaleiros.
O isolamento das aldeias e a idade avançada da maior parte dos seus habitantes é um dos principais atrativos para os burlões.
José Rodrigues, membro da GNR, explica o objetivo destas sessões de formação.
“Nos viemos aqui com a intenção de tentar dar alguns concelhos ou avivar a memória a algumas pessoas do que podem fazer no seu dia-a-dia, pequenas coisas, que os pode ajudar bastante. Não precisam de fazer grandes coisas mas algumas pequenas que os podem ajudar muito, por exemplo, não deixar a chave na porta, não deixar janelas e portas abertas, não falar da vida pessoal delas com estranhos.”
O militar adianta que é complicado avançar o número de burlas no concelho.
“É muito difícil dizer se as burlas no concelho tem diminuído ou aumentado porque são situações que as pessoas não divulgam muito, ou por vergonha, ou por medo, mesmo com os familiares eles não falam. Em termos de números não será fácil chegar ao nosso conhecimento, o que sabemos é de burlas com grandes quantidades de prejuízo.”
José Rodrigues afirma que as pessoas já estão mais informadas para os perigos que existem, mas acrescenta que ainda há quem se deixe levar pelos burlões.
O objetivo da Guarda Nacional Republicana é fazer com que a população se sinta mais segura.
“As pessoas estão mais informadas, alguns têm mais cuidado mas por vezes parece que se descuidam. As mudanças são tantas no dia-a-dia, na sociedade, que eles ficam baralhados com tanta informação. Quando dizem que as notas vão mudar, que há possibilidade de sairmos do Euro, basta aparecer alguém a dizer-lhe que tem que mudar as notas e as pessoas deixam-se ir. Nós achamos que este contacto, esta presença, é importante e por isso no dia-a-dia corremos as aldeias. Para além destas ações nós vamos às aldeias, porta a porta, procuramos encontrar as pessoas nas suas residências e nos seus locais de trabalho. Esperemos que se sintam mais protegidas assim, é essa a nossa intenção.”
Este sábado, a GNR levou até Bornes uma ação de formação de segurança pessoal com o objetivo de alertar os idosos contra burlas e assaltos.
Escrito por Onda Livre