“Mudar sim, mas perspetivar o futuro”
As palavras são do candidato pelo PS às autárquicas marcadas para 29 de setembro na apresentação do seu compromisso eleitoral que decorreu na passada sexta-feira.
Recuperar as contas públicas de Macedo de Cavaleiros é o objetivo principal do candidato.
Rui Vaz refere os pilares do seu compromisso eleitoral e afirma que enquanto as contas públicas não estiverem estáveis não é possível criar investimento no concelho.
“Esta nossa carta de compromisso assenta em três pilares fundamentais. O primeiro pilar é o emprego e a economia, o segundo é o apoio social e o terceiro pilar é o desenvolvimento estrutural. Todos estes três pilares assentam num pilar base, é um compromisso base que nós assumimos com o concelho, do qual dependem todos os outros que é a organização financeira do município, estruturação das contas do município. O grande problema que existe hoje em Macedo é arcar com a responsabilidade de uma divida tão significativa e que limita, obrigatoriamente, o trabalho de quem tem ideias e projetos. Nós temos ideias, temos projetos para Macedo e queremos implementá-los mas sabemos que teremos um primeiro período que teremos que arrumar a casa, temos que por as contas em dia. Só com contas sãs é que podemos implementar o nosso projeto, as nossas ideias.”
Rui Vaz garante que só com rigor e contenção será possível atingir o objetivo.
“Com muito rigor e fazendo para o futuro uma gestão com opções sérias, algumas delas são difíceis de tomar mas tem que ser tomadas. Tem que haver rigor, contenção e a preocupação de que tudo que seja os fluxos financeiros libertados no município têm de ser canalizados para aquilo que é reprodutivo, para aquilo têm retorno, para aquilo que nos ajudará a voltar ao caminho do progresso. Vamos falar na gestão, no rigor, o rigor para mim é neste momento a máxima para podermos alcançar esse objetivo. Com certeza que haverá ajustamentos, a redução de alguns gastos desmesurados naquilo que não traz ao nosso concelho aquilo que as pessoas mais precisam ou que vai de encontro às suas reais necessidades. Foram tantos os desmazelos que levaram a isto que agora é preciso chegar lá, como chegaremos no mês de Setembro, sentarmo-nos à mesa com uma equipa que irá analisar ao pormenor a situação e a partir daí traçar uma estratégia, um caminho que nos levará à recuperação económica do nosso concelho, ao relançamento do nosso concelho.”
O candidato pelo PS salienta a qualidade da equipa que integra a sua candidatura.
Rui Vaz afirma que é necessário conduzir o concelho na direção do progresso e desenvolvimento.
“Temos, objetivamente em cada um dos pilares, aquilo que nós entendemos serem os vetores do desenvolvimento para o concelho. Tenho uma equipa para trabalhar, uma equipa responsável, dinâmica, com provas dadas, com qualidade para levar por diante esta árdua tarefa de revirar este concelho, de reconduzir este concelho à senda do progresso e do desenvolvimento. Estamos no rescaldo de três mandatos que foram muito negativos para este concelho, basta olhar em volta e ver o que se passa. Basta ver a tristeza que vai no rosto dos macedenses, basta ver a expressão dos macedenses quando se lhes fala naquilo que Macedo era há 12/13/14 anos atrás, aquilo que eram as suas expetativas, a sua perspetiva de futuro e desenvolvimento e o que é hoje. Nós estamos cá para devolver a Macedo essa nova esperança, essa dinâmica que já teve.”
Rui Vaz, candidato pelo PS às autárquicas deste ano, apresentou o seu compromisso eleitoral na passada sexta-feira na sede do partido, em Macedo de Cavaleiros.
Escrito por Onda Livre