Alheira de Mirandela reconhecida com Indicação Geográfica Protegida

 

A “Alheira de Mirandela” só pode ser confeccionada no concelho Mirandelense.
Após 7 anos de luta para conseguir o reconhecimento, a “Alheira de Mirandela” obteve a Indicação Geográfica Protegida (IGP). O despacho da União Europeia tem a data de 10 de Julho, e reconhece o uso da designação “Alheira de Mirandela” como exclusiva dos produtores certificados do concelho.
Para Pedro Caldeia, sócio gerente de uma fábrica de alheiras de Mirandela, esta é uma boa notícia para a economia local e para acabar com as falsificações que andam no mercado, e que usam abusivamente a designação “Alheira de Mirandela”

Pedro Caldeia diz que a a partir de agora quem quiser produzir este enchido com a designação “alheira de Mirandela” terá que estar certificado e laborar no concelho de Mirandela. Neste momento existem apenas 7 produtores que reúnem os requisitos necessários.

Este processo foi iniciado pela Associação Comercial e Industrial de Mirandela – entidade gestora da Alheira de Mirandela, que, em Março de 2006, requereu formalmente junto da Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural o registo da alheira como IGP. Contactado o presidente da ACIM, Jorge Morais remeteu declarações sobre este assunto para uma conferência de imprensa marcada para amanhã, sexta-feira, às 15.30 no Museu Municipal.

Escrito por Terra Quente