Não há idades para aprender e exemplo disso são 17 habitantes da freguesia de Vinhas, no concelho de Macedo de Cavaleiros que receberam formação em Tecnologias de Informação e Comunicação.
Com idades entre os 20 e os 80 anos, os formandos estão agora mais inteirados de como funciona o mundo global através das novas tecnologias.
Maria Luz de 76 anos e Manuel Pantaleão de 83 são um casal e foram juntos aprender a usar um computador.
E dizem que valeu pela experiencia e pelo convívio.
“Participei quase sem intenção, no início não me inscrevi, mas depois fui incentivada. Aprendi bastante, não sabia nada, agora já fui à internet e já vi muitas coisas. Gostei Muito”, diz Maria Luz.
“Sempre quis aprender, mas nunca tinha tido oportunidade. Fiquei a gostar, embora o tempo tenha sido pouco, também me ausentei por motivos de saúde, mas foi agradável. Tivemos belos momentos de convívio e de aprendizagem”, assegura, Manuel Pantaleão de 83 anos.
Ontem foi dia de receberam os certificados de participação na sede da Junta de Freguesia.
Arminda da Conceição Quina, uma jovem de 81 anos, realça que gostou muito de lidar com as novas tecnologias, mas diz que deviam ser mais horas de formação.
“É para a gente passar o tempo e distrair um pouco. Estive algum tempo em Lisboa, mas só perdi uma sessão. Aprendi a escrever o meu nome, é pena ser pouco tempo, mas gostei muito”, afirma.
A formação teve a duração de 20 horas e é fruto de um plano da Rede Social de Macedo de Cavaleiros.
A mesma foi promovida pela Câmara Municipal e pela Santa Casa da Misericórdia, através do Projeto Laços.
Nele insere-se o Município, e o vice-presidente, Duarte Moreno frisa que entrar no mundo das novas tecnologias está ao alcance de todos.
“Aprendem a usar o computador para falar com os seus familiares que estão no estrangeiro, e esta é uma forma fácil de fazer isso. E é isso que estamos a proporcionar às pessoas. Este certificado é só para eles se lembrarem que tiveram uma formação onde aprenderam a ligar um computador e a usar a internet para falar com os seus familiares”, realça.
A presidente da Junta de Freguesia de Vinhas, Delfina Sarmento enaltece a iniciativa e a dinâmica que ela imprime.
“Iniciativas como esta fazem muita falta. O dinamismo é sempre bem-vindo e nós paulatinamente vamos conseguir que a população da freguesia retome os ritmo de alguns anos atrás”.
Sessões de formação que iniciaram em outubro de 2012, promovidas pela Rede Social de Macedo de Cavaleiros que envolveu o Município, a GNR, a Associação de Diabéticos e o Centro de Saúde.
Escrito por Onda Livre