A aposta na área social, através da educação, empregabilidade e criação de condições que impulsionem a fixação da população, são as linhas mestras da candidatura social-democrata à Câmara de Macedo de Cavaleiros.
A apresentação oficial decorreu ontem, no largo Prado dos Cavaleiros, onde se ouviram as linhas futuristas da candidatura de Duarte Moreno.
Através de políticas que vão de encontro à criação de emprego, educação, e fixação de população, o candidato, expressa que as respostas sociais são a prioridade para os próximos quatro anos.
“Pretendemos educar, porque os jovens são das coisas mais importantes que temos. Pretendemos fixar, porque queremos que as nossas gentes não saiam do concelho.
E em simultâneo tornarmo-nos atrativos de forma a fixar populações que venham de outras terras. Pretendemos empregar, pois todos sabemos que este é um flagelo à escala global. Não podemos ficar indiferentes a este problema”.
“Pretendemos cuidar. A preocupação com a 3ª idade estará na linha da frente da nossa ação governativa. Estamos numa região e num concelho com elevados índices de envelhecimento da população”, e estes são os pilares para a legislatura”, enfatiza o candidato.
Enaltecendo o orgulho de “Ser Macedense”, Duarte Moreno apresentou o propósito da sua candidatura, com uma equipa que diz ser experiente, responsável e trabalhadora.
“Somos diferentes, porque cumprimos, porque demos provas por onde cada um de nós passou, porque não temos medo das responsabilidades, porque assumimos compromissos, porque cada um carrega a alma de ser macedense e grita bem alto que Macedo é um lugar diferente para viver”.
“Estamos a iniciar uma nova etapa da nossa vida e é com o contributo e sacrifício de cada um de nós que chegaremos à meta do dia 29 vitoriosos”, afirma.
“O passado por nós fala e o futuro por nós falará. Afirmamos a total dedicação ao concelho e os macedenses e estaremos sempre disponíveis para aqueles que procurem a resolução dos seus problemas”, frisa.
O candidato social-democrata às eleições autárquicas de 29 de setembro relembrou durante o seu discurso os feitos ao longo dos últimos doze anos.
Desde 2002 na vice-presidência da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno enfatizou alguns projetos que considera estruturantes para o concelho.
“Alguém se recordará que tínhamos apenas cinco estações de tratamento de águas residuais e hoje temos 51. E o que dizer dos cem quilómetros de rede de distribuição de um bem tão precioso como a água. E as requalificações nas freguesias.
Em Macedo alguém se lembra do Bairro do Padrão há 12 anos!? O bairro Mira Serra, a Belavista, Cortinha do Moinho, Duarte Moreno, Prado dos Cavaleiros, e já agora, a Alameda Nossa Senhora de Fátima.
“A avenida Dom Nuno Alvares Pereira, Infante Dom Henrique, Comendador António Joaquim Ferreira. A envolvente ao complexo desportivo e quartel dos bombeiros. Não tínhamos Centro Cultural. Agora temos, Casa do Careto, Centro de Saúde, complexo desportivo, heliporto, pólo escolar, quartel dos bombeiros, campo de tiro em Castelão, vários polidesportivos, centro de acolhimento de Salselas e centro de interpretação geológica de Morais”, expressa.
Nem a chuva demoveu mais de um milhar de apoiantes da lista laranja que marcaram presença no Prados dos Cavaleiros.
O candidato salienta a convicção numa vitória com maioria nas eleições de 29 de setembro.
“Espero que o nosso concelho reconheça o trabalho feito durante os 12 anos e que continua a apostar nas pessoas que deram a cara durante esses anos.
É só ver este aglomerado de pessoas, num dia que choveu imenso, em que a chuva nos deitou tudo abaixo, e as pessoas não desmobilizaram e isto significa que a população está mobilizada para nos garantir a vitória no dia 29 às oito da noite”, afirma com convicção.
O vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD, e Secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social participou nesta apresentação.
Marco António Costa diz que Duarte Moreno é a porta aberta para o desenvolvimento do concelho e para a resolução dos problemas e anseios da população.
“É uma candidatura aberta a todos, a todos os que acreditam neste projeto. Hoje já cumprimentei aqui pessoas independentes e de outros partidos, que me disseram que estavam cá pelo Duarte Moreno, pelo Beraldino, por aquilo que eles representam no trabalho em prol deste concelho.
“Esta é uma candidatura da população deste concelho, de unidade em nome de valores, e o valor é “Ser Macedense”.
“É com muito orgulho que cá estou hoje, porque estou convicto que escolherão no dia 29 um grande líder para este concelho. Um homem que pelo seu trabalho, pela sua descrição, pela sua eficácia e pela sua competência continuará a dar a Macedo de Cavaleiros um projeto de futuro”, assegura o parlamentar.
Duarte Moreno, de 50 anos, licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra, apresentou ontem as premissas do seu compromisso eleitoral à Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros para os próximos quatro anos, onde foram ainda apresentadas a lista candidata ao executivo, candidato a presidente da Assembleia Municipal, Juntas e Uniões de Freguesia.
Escrito por Onda Livre