Escola Básica e Secundária venceu o Concurso Escolas Verdes

 

Agrupamento Vertical de Escolas de Macedo de Cavaleiros venceu mais um prémio no âmbito da Educação Ambiental.

A Escola Básica e Secundária venceu o Concurso Escolas Verdes.

Este projeto é desenvolvido pela Empresa Intermunicipal de Resíduos do Nordeste.

O prémio é integrado no programa de incentivo à aquisição de boas práticas ambientais desenvolvidas ao longo do último ano letivo.

Paulo Dias, diretor do agrupamento, refere que já venceram vários prémios e todos eles são o reconhecimento do trabalho realizado por toda a comunidade.

microfone

“É mais um. Este prémio acaba por acontecer porque fomos conquistando outros na área da ecologia e da educação ambiental e por isso é um prémio que acaba por ser um natural. Vejo com muito bons olhos, com muita alegria, porque é o reconhecimento do trabalho dos professores, dos alunos, dos pais. Este ano, ainda que nem toda a gente se tenha apercebido, foi um ano especial porque esta é a primeira vez que temos alunos a sair do 12º ano que estiveram sempre no agrupamento. São alunos que de uma forma global, articulada, com uma visão de conjunto da educação no concelho, foram objeto de uma atenção especial e tiveram um percurso já com uma preocupação grande na educação para a cidadania, para o ambiente, para a participação, para o empreendedorismo. Esta geração sai com um nível de formação e preparação muito superior às gerações anteriores. É com muito orgulho que vejo isso.”

O diretor do agrupamento afirma que não fazem uma contagem dos prémios.

microfone

“Não tenho os prémios contabilizados dessa forma. Geralmente nós funcionamos por anos letivos e fazemos essas contagens assim, se é que as fazemos. Não é o nosso objetivo alcançar 20/30/40, é o melhor possível em cada atividade que nos propomos mas já são muitos. Já há uns anos que temos todas as escolas do agrupamento com bandeiras verdes, temos o prémio da EDP – ganhamos o 1º lugar no Eco Challenge do ano passado, estamos agora a acabar de instalar uma estação geradora de energia solar, foi esse o prémio, eram 10 mil euros para esse equipamento. Temos ganho muitos prémios, felizmente, mas não consigo dar um número.”

O objetivo é continuar na linha da educação ambiental.

microfone

“Fazem parte da nossa estratégia, do meu projeto de intervenção enquanto diretor e do nosso projeto educativo. Estes projetos acabam por ter um enquadramento na dinâmica geral do município como por exemplo as bandeiras verdes e a educação ambiental. Trabalhamos em parceria com a comunidade, não podia ser de outra forma. Neste momento estamos a fazer o encerramento do ano letivo e a partir de 1 de setembro arrancaremos com a construção do nosso plano de atividades. A educação ambiental está presente desde o primeiro dia de aulas, muito mais que atividades pontuais apostamos na educação contínua, do dia-a-dia porque é essa que vai ficando e que solidifica as aprendizagens. As atividades que acontecem pontualmente são uma mostra daquilo que é feito, são o resultado da prática diária letiva e não letiva porque isto também é trabalhado no âmbito extracurricular.”

A Escola Básica e Secundária venceu o Concurso Escolas Verdes no âmbito do projeto desenvolvido pela Empresa Intermunicipal de Resíduos do Nordeste.

 

Escrito por Onda Livre