“Com pequenos passos faça grandes gestos” mobilizou dezenas de pessoas

 

A Caminhada Solidária dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros foi um sucesso.

“Com pequenos passos faça grandes gestos” mobilizou dezenas de pessoas a participar na caminhada que começou no Jardim 1º de Maio e terminou no Quartel da Associação Humanitária.

A opinião é unanime: ajudar os bombeiros deve ser uma prioridade de toda a população.

microfone

“Estou aqui para ajudar os bombeiros, para fazer exercício físico e ao mesmo tempo ajudar os bombeiros nesta causa. Angariar dinheiro para os ajudar em tudo que eles necessitam. Estas atividades são muito importantes, deviam ser feitas muitas mais porque é uma forma de os ajudar e eles merecem.”

“Estou aqui hoje a participar nesta iniciativa dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros para ajudar esta corporação a conseguir concretizar os seus objetivos. Cada vez é mais importante e principalmente nesta altura de incêndios florestais e das tragedias que temos visto diariamente, é uma iniciativa importante. Eles sentindo o nosso apoio ficam mais fortes.”

“Eu acho muito bem. Acho que deviam ter mais iniciativas porque eles precisam muito de ser ajudados. Esta iniciativa é boa para ajudar, caminhar e conviver.”

Os macedenses estão do lado dos bombeiros voluntários de Macedo de Cavaleiros e afirma que se devem realizar mais atividades.

microfone

“Esta atividade peca por ser tardia, talvez. Podiam ter tido outras oportunidades, outras manifestações, porque eles precisam mais que ninguém de ser apoiados. Em qualquer situação nós recorremos a eles e estão sempre disponíveis. Sou muito preguiçosa para caminhar, estou aqui pela causa que é. Devem repetir estas atividades e não só. Toda a gente sabe da situação financeira das associações, neste caso a nossa, e merecem ser ajudados por toda a gente. Neste momento podemos recordar com saudade o comandante Mascarenhas, foi um grande trabalhador para a nossa associação.”

“Acho muito bem, é necessário fazer-se muito mais pelos bombeiros. O que se faz é pouco porque quem vir o que se passa, o trabalho que eles têm, vê que o que se faz é pouco. Eles precisam muito e nós precisamos deles, é simplesmente uma troca. Na hora mais incerta, nós precisamos deles e eles estão lá. O pouco que nós podemos fazer é realmente pouco demais, temos que fazer muito mais.”

Aliar o desporto a esta causa agradou os participantes.

microfone

“Só na hora da verdade é que nos lembramos deles. Só quando o azar nos bate à porta é que nos lembramos dos bombeiros mas devemos lembrar-nos deles durante todo o ano. Esta caminhada é uma simples coisa, devemo-nos lembrar dos bombeiros durante todo o ano porque eles dão a vida por nós.”

“Eu acho bem, é uma boa iniciativa por uma boa causa. Estas atividades deviam-se repetir. Devia haver mais gente a participar mas é suficiente, os que estão cá estão cá. É preciso apoiar os bombeiros, principalmente nestas alturas porque precisamos deles. Promover o desporto para a saúde e por uma boa causa, estão conectados.”

“Acho que é uma boa iniciativa, devia-se repetir mais vezes, é pena ter pouca adesão. É preciso ajudar os bombeiros. Sempre que houver atividades as pessoas deviam participar porque os bombeiros precisam e são atividades interessantes. Aliar o desporto, as pessoas divertem-se e é bom.”

Na chegada ao quartel foi feito um minuto de silêncio por todos os soldados da paz que faleceram no combate aos incêndios.

microfone

“Correu muito bem, devia-se repetir mais vezes. Aliar o desporto é essencial, faz bem a toda a gente, ajuda imenso.”

“Gostei, foi um bocadinho difícil mas consegui. Acho que estas atividades são boas. Os bombeiros são bons, são importantes para salvar as pessoas.”

“Achei que a caminhada foi ótima, correu muito bem, foi interessante. Esta foi uma forma de nós podermos apoiar este grupo de homens e mulheres que estão diariamente no terreno para ajudar toda a população, sempre que é necessário. Toda a gente devia colaborar e apoiar porque é nós momentos de aflição que nós contamos com o apoio deles. Quando chegamos ao local que estava destinado terminar a caminhada, fizemos um minuto de silêncio por todos os bombeiros que faleceram há pouco tempo. Foi interessante ver como as pessoas estavam comovidas e solidárias com esta equipa que está sempre pronta para nos ajudar.”

Gil Angélico, presidente da secção desportiva, faz um balanço muito positivo da atividade.

microfone

“O balanço final é positivo. As pessoas que compareceram não foram tantas como aquelas que contribuíram. Mais de mil pessoas contribuíram para este evento, mais de mil pessoas quiseram ajudar os bombeiros de Macedo. Estiveram aqui presentes as que tiveram disponibilidade para isso. Muitos dos nossos emigrantes contribuíram só que muitos deles já foram embora, regressaram às terras onde trabalham, mas antes de irem quiseram deixar o seu contributo na sua terra para que se evolua. As pessoas estão satisfeitas, tivemos um ambiente bastante alegre, tivemos música ao longo de todo o percurso, correu bastante bem. Fizemos uma largada simbólica de balões com as crianças que estavam presentes, pelo que o balanço final é positivo. Não quisemos deixar de homenagear os colegas que ultimamente têm sucumbido durante o combate aos fogos. Eles têm estado na linha da frente e as notícias ultimamente não têm sido as melhores para os bombeiros portugueses, no entanto, temos que continuar a enfrentar as coisas. Temos que cumprir a nossa missão de cabeça erguida. O tempo para fazer o luto é pouco, o fogo não para, as missões de socorro não esperam e nós temos que continuar de cabeça erguida. Iremos homenageá-los em todos os momentos que tivermos, eles vão estar sempre nas nossas memórias, cumpriram a sua missão da melhor forma e nós queremos continuar a honrar a missão que envergamos.”

O objetivo desta atividade foi angariar fundos para ajudar os Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros a adquirir uma nova viatura de comando.

caminhada bombeiros (2) caminhada bombeiros (32)caminhada bombeiros (31)caminhada bombeiros (3) caminhada bombeiros (4)caminhada bombeiros (5) caminhada bombeiros (6) caminhada bombeiros (7) caminhada bombeiros (8)caminhada bombeiros (9) caminhada bombeiros (10) caminhada bombeiros (11) caminhada bombeiros (12)caminhada bombeiros (13) caminhada bombeiros (14) caminhada bombeiros (15) caminhada bombeiros (16)caminhada bombeiros (17) caminhada bombeiros (18) caminhada bombeiros (19) caminhada bombeiros (20)caminhada bombeiros (21) caminhada bombeiros (22) caminhada bombeiros (23) caminhada bombeiros (24) caminhada bombeiros (25)caminhada bombeiros (26) caminhada bombeiros (27) caminhada bombeiros (28)caminhada bombeiros (29) caminhada bombeiros (30)
Escrito por Onda Livre