Existem muitas diferenças no orçamento entre a ULS Nordeste e outras ULS semelhantes.
Durante a última assembleia municipal, antes das eleições autárquicas, ficou decidido por unanimidade o envio de uma moção ao Primeiro-Ministro, Ministro da Saúde e Concelho de Administração da ULS Nordeste.
O coordenador da Comissão de Saúde da Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros explica no que consiste esta moção.
“A Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros já revelou no ano passado uma preocupação relativamente a este tema. A ULS Nordeste tem um financiamento baseado numa capitação que é calculada de uma forma estranha comparada com outras ULS do Pais, nomeadamente a ULS do Alto Alentejo, tem uma capitação muito mais baixa e que se traduz num valor muito significativo. Neste momento, em que há cortes na saúde e se perspetivam mais cortes no próximo orçamento de estado, ficamos muito preocupados que esses mesmos cortes venham a agravar a situação e criar mais constrangimentos aos nossos serviços de saúde que poderão por em risco a prestação de cuidados de saúde em algumas áreas.”
Acrescentando que é preciso equidade e justiça nos dinheiros públicos dirigidos às ULS.
“Apelamos ao governo para que haja equidade e justiça na aplicação dos dinheiros públicos no sentido de rever as diferenças que existem entre várias ULS. A nossa região tem especificidades muito próprias; nomeadamente de acessibilidades, grande dispersão geográfica, população muito distribuída; que carece da prestação de cuidados de saúde. Tudo isto deve ser devidamente analisado pelo Governo para que esta questão seja retificada e a nossa ULS passe a ser financiada de uma forma muito mais justa.”
José Madalena refere ainda que a preocupação e união de todos têm sido uma mais-valia para a saúde em Trás-os-Montes.
“Ao longo dos últimos dois mandatos temos tido votações quase sempre por unanimidade. É um fator de união, a questão da saúde mexe com todos. No interior nem sempre temos tido cuidados de saúde como merecemos. Há uma grande preocupação por parte das pessoas relativamente a esses cuidados de saúde porque é um dos bens que mais estimamos. A Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros tem sido exemplar nesse domínio. Esta questão ultrapassa o nosso concelho porque os deputados Adão Silva e Maria José Moreno já levaram esta questão à Assembleia da República. Há uma preocupação por parte de todas as Câmaras Municipais, penso eu, do nosso distrito relativamente à prestação de cuidados de saúde.”
Esta moção foi aprovada por unanimidade na última assembleia municipal, antes das eleições autárquicas.
Durante esta assembleia foi feito um minuto de silêncio em memória de todos os Bombeiros Voluntários que faleceram no combate aos fogos.
Escrito por Onda Livre